GovernoNotícias

Professor que foi preso por se masturbar em banheiro da Alesp esteve no gabinete de deputada do PT uma semana depois do ato

Aquino Figueiredo é amigo da Professora Bebel

O Aquino Figueiredo, detido em flagrante por conduta indevida ao se envolver em atividade imprópria com um auxiliar de limpeza nas instalações sanitárias da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), compareceu ao gabinete da deputada estadual Professora Bebel (PT) uma semana após o incidente. A detenção ocorreu no dia 22 de uma quinta-feira, e o referido educador visitou o recinto do parlamentar na quinta-feira subsequente, dia 29.

Em um vídeo veiculado no Instagram, é observável o ingresso do professor no gabinete, sendo autorizado pelos assessores parlamentares. As imagens foram registradas pelo deputado estadual Lucas Bove (PL).
Aquino Figueiredo desempenha atividades profissionais no âmbito da rede pública de ensino e é membro filiado ao Sindicato dos Professores do Ensino do Estado de São Paulo (Apeoesp), vinculado à Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Amizade com a deputada do PT
O docente mantém uma amizade e parceria com a integrante do Partido dos Trabalhadores ao longo de vários anos. Em plataformas de mídia social, ambos compartilham imagens, escritos e vídeos que incluem a participação conjunta.
Na imagem apresentada, datada de 11 de setembro de 2021, a Professora Bebel comemora o aniversário de seu amigo. Na legenda das fotos, expressou seus votos de felicitações ao companheiro. Um ano mais tarde, o professor transmitiu uma mensagem afetuosa à sua colega. Nessa ocasião específica, em 5 de fevereiro de 2022, a Professora Bebel proferiu uma palestra na Faculdade de Guarapiranga, atendendo a um pedido de Aquino Figueiredo.
Em 2023, a parlamentar do Partido dos Trabalhadores compartilhou uma fotografia na qual está acompanhada por Aquino Figueiredo, dentro do mesmo gabinete que ele ocupou na semana anterior.
No mesmo dia em que foi preso em flagrante, o professor participou de uma audiência pública na Ales, comandada pela petista.
Entenda o caso

Em 22 de fevereiro, um colaborador responsável pela limpeza dirigiu-se a um dos banheiros nas dependências da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para realizar a higienização do local. Aquino Figueiredo adentrou em seguida e prontamente fechou a porta de uma cabine sanitária. O funcionário de limpeza optou por aguardá-lo do lado externo. Pouco depois, percebeu que o professor o observava enquanto se masturbava.

O funcionário de limpeza advertiu o professor e informou que chamaria os seguranças da Alesp. “Quero ver você provar que eu estava fazendo isso”, replicou Aquino Figueiredo, conforme consta no boletim de ocorrência. Em seu depoimento à Polícia Civil, o professor alegou ter diabetes e necessitar se masturbar para administrar sua medicação. No entanto, acabou sendo indiciado pelo crime de importunação sexual, sujeito a uma pena de até quatro anos de prisão.

O incidente foi formalmente registrado no 27° Distrito de Polícia de São Paulo. A Alesp lamentou o episódio e comunicou que prestou assistência à vítima. Entretanto, não emitiu pronunciamento sobre o retorno de Aquino Figueiredo ao local uma semana após o ocorrido.

Até o momento, a professora Bebel mantém ativas suas redes sociais desde o episódio de importunação sexual envolvendo o colega. Contudo, ainda não se manifestou sobre o caso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo