Notícias

Prefeitura de Aparecida empossa 24 conselheiros para o fomento da cultura

Colegiado ficará responsável por promover a gestão de atividades culturais, atestar e fazer controle dos projetos propostos pelo município

Tomaram posse na tarde desta segunda-feira, 21, em solenidade realizada no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa, os 24 membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Aparecida. A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Érick Magalhães, que representou o prefeito Vilmar Mariano.

Aparecida elege Conselho Municipal de Políticas Culturais

Escritora representa Aparecida de Goiânia na Bienal do Livro de Fortaleza

Centenário in Concert encanta mais de 650 pessoas em Aparecida

O conselho composto por 12 representantes titulares e 12 suplentes ficará responsável por estabelecer o diálogo entre o governo, sociedade civil e os diversos setores da área. “O objetivo é promover a cultura municipal formular políticas públicas, propor capacitação e tudo que possa preparar a política cultural do município em parceria com outros entes federativos. A posse de hoje marca o início de uma nova fase para os fazedores de cultura da nossa cidade”, afirmou o secretário Erick.

Secretário Municipal de Cultura, Érick Magalhães, representou o Prefeito Vilmar Mariano em cerimônia de posse do Conselho Municipal de Políticas Culturais – Foto: Claudivino Antunes

Na cerimônia de posse os conselheiros receberam certificação e a partir de agora passam a fazer parte do planejamento da cultura municipal. Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais e superintendente municipal Cultura, Weyder Moreira, afirmou que a formação do conselho cultural irá possibilitar o acesso a novos recursos. “A Lei Aldir Blanc 2 e a Lei Paulo Gustavo somam mais de R$ 7 milhões de reais para serem investidos na cultura aparecidense e a formação do conselho é um requisito básico para que esse recurso chegue até o município”.

Foto: Claudivino Antunes

O vereador Willian Panda (PSB), afirmou que a Câmara Municipal estará à disposição para apoiar o trabalho do colegiado. “Nós estamos abertos para apoiar os conselheiros e principalmente para ouvir os projetos. Eu acredito que esse seja o principal foco do conselho: buscar recursos e lutar para que as políticas culturais aconteçam”, pontuou.

Juarez Benevides tomou posse como conselheiro titular e falou que irá contribuir com o crescimento da cultura no município. “Represento o movimento Flash Back e vamos defender a cultura de Aparecida. O que faltava era o elo entre o poder público e a sociedade privada, mas com a formação do conselho fica mais fácil para que todos os fazedores de cultura tenham acesso as políticas culturais”, finalizou o conselheiro.

Transparência

O procedimento para inscrição e eleição do Conselho teve ampla divulgação por meio de Edital da Pré-Conferência. A votação para o Conselho aconteceu durante o evento da Pré-Conferência Municipal, no dia 08 de outubro, e o resultado foi apurado no mesmo dia. Foram realizadas 22 inscrições.

Conselheiros do poder público

Titulares:

Weyder Moreira Neres

Juarez Francisco Benevides

Rita Viana de Sousa

Vânia franca Matias

Maria Luiza Brandão

Ana Paula da Mota

Suplentes:

Ricardo Souza De Oliveira

Bruno Jesus Oliveira

Thais Da Cruz Silva

Eugênio Alves Do Rego

Maria Luiza Fernandes

Roberto Rodrigues.

Conselheiros da sociedade civil

Titulares nomeados pelo Executivo municipal:

Dionatan Doglas De Souza Naves;

Valmir Vicente Reis;

Ivone Moreira De Araújo;

Tatiana Lourenço Pereira;

Maria De Lourdes Cardoso Santos;

Rodrigo Pereira De Sousa.

Suplentes eleitos por votação na pré-conferência:

Marcos Da Silva Santana;

Ivo Teixeira De Barros;

Sandra Da Silva;

Jéssica Da Mata Oliveira;

Gabriel Afonso De Oliveira;

Clarissa Batista Carvalho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo