Notícias

TCM-GO mantém licitação para coleta de lixo em Goiânia

Em nova decisão divulgada nesta terça-feira (26/12), o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) manteve a licitação, que tem abertura prevista para esta sexta-feira (29/12), para a coleta de lixo e varrição em Goiânia.

A prefeitura entrou com recurso alegando que “consta que há um processo em tramitação há nove meses no Tribunal de Contas em que o município já havia comprovado a regularização dos itens apontados pelo TCM. Além da necessidade de resguardar o interesse público, principalmente por se tratar de prestação de serviço público essencial e com iminente risco de danos irreparáveis aos munícipes, em caso de suspensão”.

O TCM havia suspendido a licitação, no sábado (23/12), apontando “indícios de erros materiais que podem comprometer a formulação de propostas e onerá-las”.

Na decisão desta terça-feira, o conselheiro Daniel Goulart destaca que acolhe o pedido da Prefeitura de Goiânia “tendo em vista as circunstâncias em que se encontra a concorrência pública nº 02/2023, e a deficiência na prestação dos serviços de coleta de lixo no município de Goiânia, cuja abertura está prevista para o dia 29 de dezembro de 2023”.

O valor total previsto da licitação é de até R$ 20,5 milhões por mês, conforme serviço medido. O contrato terá vigência de dois anos, para os serviços de coleta de resíduos sólidos, coleta seletiva, remoção de entulhos e varrição mecanizada. O objetivo da licitação é de que haja um melhor serviço de coleta de lixo. Segundo a prefeitura, a Companhia de Urbanização (Comurg) não tem condição de executar o trabalho.

Confira a nota da prefeitura na íntegra:
A Prefeitura de Goiânia informa que o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) acatou agravo interposto com o objetivo de impugnar as determinações da medida cautelar nº 008/2023, concedida pelo conselheiro plantonista Sérgio Antônio Cardoso de Queiróz, em 23 de dezembro de 2023, por meio da qual foi determinada a imediata suspensão da concorrência pública sobre a coleta de lixo na fase em que se encontra.

Na decisão, o presidente em exercício no plantão de 26 de dezembro de 2023, conselheiro Daniel Goulart, destaca que acolhe o pedido da Prefeitura de Goiânia tendo em vista as circunstâncias em que se encontra a Concorrência Pública nº 02/2023, e a deficiência na prestação dos serviços de coleta de lixo no município de 
Goiânia, cuja abertura está prevista para o dia 29 de dezembro de 2023.   Segundo o presidente, a manutenção da medida cautelar deferida poderia ocasionar o periculum in mora reverso, quando o dano resultante da concessão da medida for superior ao que se deseja evitar.
Dentre os argumentos apresentados pela Prefeitura de Goiânia, consta que há um processo em tramitação há nove meses no Tribunal de Contas em que o município já havia 
comprovado a regularização dos itens apontados pelo TCM. Além da  necessidade de resguardar o interesse público, principalmente por se tratar de prestação de serviço público essencial e com iminente risco de danos irreparáveis aos munícipes, em caso de suspensão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo