MundoNacionalNotícias

Polônia diz que míssil de fabricação russa matou 2 no país.

Mortes foram registradas em cidade polonesa na fronteira com a Ucrânia; Rússia nega ter atacado a região.

O Ministério de Relações Exteriores da Polônia disse nesta 3ª feira (15.nov.2022) que míssil de fabricação russa atingiu a cidade de Prezewodóv, localizada a cerca de 6 km da fronteira com a Ucrânia. Duas pessoas polonesas morreram, segundo o comunicado do governo.

A Polônia informou também que o ministro de Relações Exteriores do país, Zbigniew Rau, convocou o embaixador russo e exigiu explicações detalhadas e imediatas do caso, mas não acusa diretamente a Rússia. Poder360 todos os dias no seu e-mail concordo com os termos da LGPD. Embora a Polônia não tenha.

Embora a Polônia não tenha feito uma acusação direta, a Rússia negou ter atacado território polonês. Em seu canal no Telegram, o Ministério de Relações Exteriores russo afirmou que “as declarações da mídia polonesa e de autoridades oficiais sobre uma suposta queda de mísseis russos perto da cidade de Przewodow são uma provocação intencional que busca escalar a situação”.

Os EUA, por meio do porta-voz do Pentágono, informaram que não puderam confirmar que o míssil que atingiu a região era russos, mas que investigam a situação. Mais tarde, às 21h03, o presidente norte-americano, Joe Biden, publicou uma foto em seu perfil no Twitter.

Biden disse ter conversado com o presidente da Polônia, Andrzej Duda, e ofereceu total apoio às investigações sobre a explosão que deixou 2 mortos. Escreveu também que seguirá em contato com os poloneses para determinar quais os passos mais apropriados a tomar.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia pelas mortes de 2 poloneses. Em seu canal no Telegram, disse ter “alertado há muito tempo” que mísseis russos atingiriam a Polônia….

“Quantas vezes a Ucrânia não falou que o Estado terrorista não vai se limitar ao nosso país? Quanto mais a Rússia se sentir impunes, mais ameaças teremos contra todos que estão ao alcance dos mísseis russos”, escreveu. Zelensky cita também que a Polônia é um território da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e pede que alguma ação seja tomada. O presidente ucraniano menciona a Otan por um motivo: um ataque direcionado a um integrante do grupo pode ser considerado um ataque ao todo, é o princípio do Artigo 5 (leia mais aqui, em inglês) da entidade.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo