Notícias

Vilela aumentará equipes de limpeza urbana por meio de parceria com Polícia Penal

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, lidera uma força-tarefa de limpeza urbana já em andamento no município, que será fortalecida com a parceria da Polícia Penal do Estado de Goiás (PPGO). A colaboração permitirá ampliar as frentes de trabalho e intensificar a manutenção e revitalização das áreas públicas. A iniciativa foi formalizada nesta segunda-feira, 6 de janeiro, durante uma reunião na Cidade Administrativa, que contou com a presença do vice-prefeito João Campos, do diretor-geral da Polícia Penal, Josimar Pires, e dos secretários Wagner Siqueira (Desenvolvimento Urbano), Carlos Eduardo de Paula (Fazenda e Administração) e Fábio Passaglia (Governo), além do presidente da Câmara, Gilsão Meu Povo.

De acordo com Vilela, a colaboração com a Polícia Penal permitirá a ampliação das frentes de trabalho na cidade. Atualmente, a força-tarefa mobiliza equipes municipais para ações de limpeza e manutenção, e o reforço com a mão de obra carcerária permitirá expandir o alcance das atividades. Sob supervisão de policiais penais, eles atuarão em serviços como varrição, recolhimento de lixo e entulho, reparos e pintura de meio-fio, fortalecendo os esforços da operação já em curso.

“Esta é mais uma ação importante para nossa cidade, pois encontramos o município em uma situação caótica, com ruas sujas, lotes cheios de matos e de entulhos, além da necessidade de poda de árvores. Já temos dezenas de equipes nas ruas e agora, com essa parceria firmada, aumentaremos nosso alcance e logo em breve deixaremos Aparecida limpa e dando orgulho a seus moradores novamente. A parceria com a Polícia Penal mostra que, juntos, podemos trazer resultados ainda maiores para nossa comunidade”, destacou o prefeito.

Josimar Pires explicou que, assim como na capital, os reeducandos envolvidos na parceria com a prefeitura, cumprem regimes fechado e semiaberto e já realizam atividades laborais no Complexo Prisional. Cerca de 110 policiais penais supervisionarão as atividades. “O uso da mão de obra dos custodiados gera benefícios mútuos. Promovemos a limpeza urbana e a reintegração social, ao mesmo tempo em que melhoramos o bem-estar da população. É um modelo que queremos expandir para outras regiões do Estado”.

Além da força-tarefa, foi discutida a possibilidade de um convênio com a Secretaria de Alternativas Penais para ampliar o uso da mão de obra carcerária em outras áreas do município. O projeto busca promover a reinserção social por meio do trabalho em espaços públicos e já apresentou resultados expressivos em 2024, revitalizando locais importantes do Estado. “Essas parcerias são essenciais para fortalecer nossos esforços em prol da sociedade”, ressaltou Josimar.

O prefeito Leandro Vilela enfatizou a importância da iniciativa para a cidade. “Além de mantermos Aparecida mais limpa e organizada, estamos oferecendo oportunidades para os reeducandos se reintegrarem à sociedade por meio do trabalho. É hora de arrumar a casa e avançar com projetos que fazem a diferença na vida da nossa população”, concluiu Vilela.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo