Semma e Ibama articulam ações para proteção da Serra da Areia
Órgãos ambientais buscam desenvolver ações conjuntas de conservação, preservação, recuperação e fiscalização ambiental
As equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida (SEMMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Goiás realizaram, na manhã desta quarta-feira, dia 28, uma visita à Área de Proteção Ambiental Serra da Areia, abrangendo as regiões dos bairros Comendador Walmor e Jardim Riviera.
A iniciativa teve como propósito estabelecer ações colaborativas para a conservação e preservação da reserva, incluindo o atendimento a animais silvestres, a capacitação de uma brigada de incêndio, a fiscalização para coibir crimes ambientais, bem como medidas para a recuperação de nascentes por meio do plantio de espécies nativas e a implementação de um projeto de agrofloresta em uma área pública degradada.
À frente dessa ação estavam a Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida, Valéria Pettersen, e o Superintendente do IBAMA-Goiás, Nelson Galvão. Participaram também o Superintendente de Proteção e Defesa Civil, Sebastião Sousa, a Coordenadora de Educação Ambiental, Kamilla Giacomet, e o Secretário da Agência Municipal de Meio Ambiente de Senador Canedo, Aclan Santos.
“O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) manifestará cooperação e fornecerá treinamento à nossa equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida (SEMMA) para a expansão de nossas atividades relacionadas à conservação, preservação e fiscalização. Adicionalmente, será promovida a capacitação de membros da comunidade para a formação de uma brigada de incêndio, e estabeleceremos parcerias com os proprietários de chácaras na região da Serra da Areia, a fim de ampliar as iniciativas de proteção, valorização e preservação do bioma Cerrado”, declarou Valéria Pettersen.
O Superintendente do Ibama em Goiás, Nelson Galvão, afirmou: “Esta área de proteção ambiental é de grande importância para a população do município. Ela é responsável pelo abastecimento de água de 40 bairros de Aparecida. O Ibama contribuirá de maneira técnica para que a Serra da Areia recupere uma recarga mais substancial do lençol freático, promovendo a proteção e preservação do bioma Cerrado. Hoje, nos deparamos com evidências de degradação e é imperativo agirmos de forma colaborativa para evitar a perda da biodiversidade nesta região”, destacou.
Apa Serra da Areia