Notícias

Prefeitura prorroga prazos para consórcio assumir limpeza urbana em Goiânia

 A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), divulgou, na sexta-feira (24/5), um novo cronograma de atuação do Limpa Gyn, que deveria estar fazendo a coleta de resíduos sólidos domiciliares em sua totalidade a partir desta segunda-feira (27/5). A mudança, no entanto, prevê que o consórcio,  formado por três empresas, uma de Goiânia, outra de Brasília e mais uma de Catalão, assuma a responsabilidade no dia 1º de julho.

Segundo a Seinfra, a dilatação do prazo foi definida para que o grupo “consiga fazer as adequações necessárias nas rotas das regiões Leste e Norte, pelas quais é responsável desde abril, quando assumiu 51,11% dos serviços de coleta domiciliar; 33% da varrição mecanizada nas regiões Oeste, Leste e Norte e 25% da remoção de entulho na região Norte.”

Sendo assim, o Limpa Gyn terá mais tempo para assumir 100% os serviços de coleta de lixo e seletiva, remoção de entulhos e varrição mecanizada em Goiânia. A Companhia de Urbanização de Goiânia ainda fará a coleta do lixo domiciliar na região Sul da capital até o dia 30 de junho, uma vez que consórcio assume integralmente a coleta de lixo doméstico no dia 1º de julho.

Histórico
De acordo com levantamento da Seinfra, o primeiro mês de atuação, entre os dias 22 de abril e 19 de maio, o consórcio percorreu mais de 7,3 mil quilômetros, recolhendo 15 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos e mais de 5 mil toneladas de entulhos nas duas regiões. A coleta de lixo foi regularizada, apesar de alguns problemas pontuais serem registrados. “Estes problemas estão sendo corrigidos diariamente pelo consórcio, que é fiscalizado para o cumprimento do contrato, que está sendo feito conforme o acordado”, afirma o secretário Denes Pereira, titular da Seinfra.
Ele destaca ainda que a pasta tem registrado um “avanço significativo na qualidade do serviço prestado pelo consórcio Limpa Gyn e tem trabalhado no sentido de ajudar na criação de um transbordo na região Leste para otimizar o trabalho e solucionar os gargalos verificados nos primeiros dias de operação”. Além disso, até que não haja mais problemas nas regiões atendidas pelo consórcio, ele vai operar com 30 caminhões por turno, nesse primeiro momento.
No mesmo período, conforme medição apresentada pela Comurg, a empresa teria recolhido cerca de 28 mil toneladas de lixo doméstico entre os dias 1º e 30 de abril, considerando que a Comurg passou a recolher o lixo doméstico somente nas regiões Sul e Oeste a partir do dia 23 de abril.  A medição do mês de maio ainda não foi finalizada. Ao final o período de transição, a Comurg ficará responsável pela urbanização da cidade, dentro outros serviços.
fonte: A redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo