Prefeito Vilmar amplia participação das mulheres no 1º escalão da gestão em Aparecida
Prefeito exalta qualidade do trabalho das gestoras: “Elas fazem uma administração impecável”; mulheres conduzem sete pastas da administração municipal
O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, segue cumprindo o compromisso feito no início de sua gestão de aumentar a participação das mulheres na administração municipal. Com a nomeação recente de Mariana Castro para a Habitação, agora são sete o número de pastas conduzidas por mulheres.
Mariana representa as mulheres na gestão de Vilmar ao lado das secretárias Sulnara Santana (primeira-dama, titular da Assistência Social); Professora Idelma Oliveira (Educação); Pollyana Oliveira (Governo); Amanda Costa (Meio Ambiente e Sustentabilidade); Bruna Lomazzi (Transparência, Fiscalização e Controle); e Mayanne Marques, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres.
“Hoje temos mulheres à frente de sete secretarias estratégicas da nossa gestão e mulheres em diversos postos estratégicos. São auxiliares comprometidas com a cidade, com a nossa população e, sobretudo, capacitadas para administrar as respectivas secretarias”, aponta Vilmar Mariano.
Além da ampliação da participação feminina na gestão, o prefeito Vilmar criou a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em 2023, ainda no primeiro ano do seu governo. Titular da pasta, Mayanne Marques diz que a Secretaria das Mulheres, além de reconhecer a representatividade da população feminina na sociedade, é um organismo essencial para proteger, valorizar e capacitar as mulheres aparecidenses, principalmente as mais vulneráveis.
“Isso mostra, sem dúvida, a sensibilidade do prefeito Vilmar Mariano para com as mulheres, que têm capacidade para administrar tal qual como os homens. É como ele mesmo diz: ‘As mulheres têm de estar onde elas quiserem estar’”, cita Mayanne.
Autonomia e reconhecimento
Primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, exalta a autonomia dada por Vilmar às suas auxiliares na gestão. “O prefeito tem plena consciência do currículo, da capacitação técnica e da expertise das mulheres que ele nomeou para o 1º escalão. Por isso, ele dá liberdade para a gente implementar os nossos projetos e, claro, coordena tudo de perto, sabendo do nosso potencial para solucionar os problemas de Aparecida de Goiânia.”
O percentual de mulheres atuando no primeiro escalão da gestão Vilmar Mariano é maior do que a média nacional. Segundo pesquisa realizada em 2021 pela Escola Nacional de Administração Pública, as mulheres ocupavam só 20% dos cargos de chefia e assessoramento no setor público. Em Aparecida, esse índice é de 24%.