Goiás instala gabinetes como estratégia de combate ao Aedes Aegypt
Os 246 municípios goianos podem contar com Gabinetes Contra a Dengue, estratégia criada pelo Governo de Goiás para monitorar diariamente casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como zika e chikungunya. A iniciativa já estava disponível para localidades de alto risco e agora abrange todo o estado, de acordo com anúncio feito pelo governador Ronaldo Caiado, nesta sexta-feira (26/01), em Goiânia.
Somente nas três primeiras semanas de 2024, o território goiano registrou 4.400 casos de dengue, conforme dados da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO). A Região do Entorno é uma das mais afetadas.
Por meio da instalação das estruturas, será possível monitorar o número de casos de dengue, zika, chikungunya, e também as ações de vigilância. As informações serão compartilhadas entre estados e prefeituras 24 horas por dia. A proposta é que os gabinetes sejam implantados em todos os municípios do Estado.
“Por meio da medida, a Secretaria de Saúde terá um mapeamento correto da situação de cada município, ou seja, é uma parceria entre o Estado e as prefeituras, para a melhor estratégia de combate à doença. Com esse controle a pasta poderá ter um controle mais eficiente, mas, para isso é necessário que as prefeituras não omitem os dados. Sendo assim, é uma parceria entre o Estado, as gestões municipais e também a população. Para a redução de infecções do Aedes Aegypti são necessárias ações de todos”, afirmou o governador.
Vacina