Em Brasília, Vilela busca recursos para obras em Aparecida
O prazo para assinar o contrato venceria agora em dezembro de 2024
O prefeito eleito Leandro Vilela (MDB) realizou nesta quarta-feira, 27, visitas institucionais ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).
Em relação ao NDB, o banco dos Brics – bloco econômico que reúne Brasil, China, Rússia, África do Sul – Vilela manifestou o interesse em dar sequência a tratativa do programa de financiamento de obras de infraestrutura, educação e meio ambiente na ordem de 120 milhões de dólares.
O financiamento foi aprovado pela Comissão de Financiamento Externo (Cofiex) da União em maio de 2021, foi aprovado pelo NDB e aguarda autorização da União para a assinatura do contrato. O prazo para assinar o contrato venceria agora em dezembro de 2024, mas graças a atuação conjunta da Comissão de Transição e a atual gestão municipal o prazo foi prorrogado até julho de 2025. Vilela e o vice-prefeito eleito João Campos foram recebidos pelo diretor geral do NDB no Brasil, Marcos Thadeu Abicalil.
Já em reunião na CAF, Vilela também assegurou que dará andamento ao contrato. De 35 milhões de dólares ainda restam 12 milhões de dólares para execução de obras viárias, pontes e bueiros.
“As obras são essenciais para melhorar a vida das pessoas. Por isso, estamos buscando informações para conquistar novos recursos”, sublinhou Vilela.
O prefeito eleito de Aparecida também fez uma visita de cortesia ao secretário-executivo do Ministério das Relações Institucionais, Olavo Noleto, que foi secretário municipal durante a gestão de Gustavo Mendanha. Na noite desta quarta-feira, 27, está prevista reunião com a bancada de Goiás no Congresso Nacional.