Diplomação do prefeito Sandro Mabel e dos 37 vereadores de Goiânia
Cerimônia realizada pelo TRE-GO oficializa mandatos e reforça legalidade e transparência do processo democrático na capital
Nesta quinta-feira (19), ocorreu a cerimônia de diplomação do prefeito eleito Sandro Mabel, da vice-prefeita Coronel Cláudia da Silva Lira e dos 37 vereadores eleitos para o quadriênio 2025-2028. Promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), a solenidade foi realizada no Auditório Goyazes, localizado no prédio do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-GO), no Setor Bueno, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-GO no YouTube.
Em seu discurso, o prefeito eleito Sandro Mabel ressaltou o caráter colaborativo da transição de governo e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento da capital: “Goiânia é uma cidade de muitas riquezas e potenciais, e trabalharemos para crescer ainda mais. Rogério tem sido um prefeito companheiro, tem facilitado as coisas. Ele permitiu que nossa equipe trabalhasse junto à equipe dele, e estamos realizando uma transição tranquila”, afirmou Mabel.
O atual prefeito, Rogério, esteve presente na cerimônia e destacou a importância da continuidade administrativa. “Este é um momento significativo para a democracia em nossa cidade. Desejo ao prefeito eleito, Sandro Mabel, e aos vereadores eleitos, sabedoria e compromisso para dar continuidade aos avanços e conduzir Goiânia rumo a um futuro ainda melhor, sempre em diálogo com a população e em respeito às nossas instituições”, declarou.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também participou do evento, enfatizando a importância da articulação entre as instituições para uma gestão eficiente e democrática. “Não se governa sozinho, mas, sim, em conjunto com o Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa, os tribunais de contas e o Ministério Público. É assim que se governa, compartilhando as ações”, destacou.
O presidente do TRE-GO, Luiz Cláudio Veiga Braga, reforçou o papel da Justiça Eleitoral no processo democrático e a relevância da diplomação. “Este é um momento sublime do processo eleitoral democrático, em que a Justiça Eleitoral confere aos eleitos a declaração oficial de que estão legitimados a assumir os cargos para os quais foram escolhidos pelo povo”, afirmou.
A diplomação representa o ato formal que encerra o processo eleitoral, certificando os eleitos como aptos a tomar posse. A cerimônia de posse está programada para o dia 1º de janeiro de 2025, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG).