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Companhia aérea do Japão sofre ataque hacker: Especialista comenta sobre o caso

Empresa teve 24 voos atrasados

Na última quinta-feira, 26, a companhia aérea Japan Airlines (JAL), foi vítima de um ataque hacker. Informações divulgadas revelam que a ação dos cibercriminosos resultou no cancelamento de grande parte dos voos agendados.

A advogada Manuela Oliveira, especialista em direito digital e sócia-fundadora do escritório Marques & Oliveira Advogados, lembra que os avanços tecnológicos criam riscos e exigem proteções, como foi o caso da Japan. “Para garantir essa segurança, é extremamente importante a educação do usuário final no sentido de que qualquer pessoa possa, acidentalmente, introduzir um vírus em um sistema seguro se as práticas recomendadas de segurança não forem seguidas”.

Considerada a segunda maior companhia aérea do Japão, a empresa solucionou o problema no mesmo dia, o que ocasionou no mau funcionamento do sistema de comunicação. “Embora muitas organizações estejam cientes do que precisa ser feito para haver um bom gerenciamento de riscos, os programas de segurança ainda não conseguem identificar e bloquear os cenários de ataque, o que é preocupante. É importante que todas as empresas comecem a planejar agora sua segurança cibernética para, no futuro, ter um cenário mais seguro quanto aos seus dados e cumprir a LGPD”.

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