Câmara de Goiânia aprova em definitivo taxa do lixo nesta quarta-feira (18)
Somente 10 dos 35 parlamentares votaram contra a medida
Na manhã desta quarta-feira (18), a Câmara Municipal de Goiânia aprovou de forma definitiva o projeto de lei que institui a taxa de coleta de lixo na cidade. A decisão foi tomada após uma mudança na ordem do dia, aprovada às 10h50, que incluiu a matéria na pauta de votação.
O projeto que previa a criação de um novo tributo, que estava pendente desde 2021, foi “dessengavetado” por solicitação do prefeito eleito Sandro Mabel (UB) e aprovado em menos de 30 dias. Agora, o texto segue para a sanção do prefeito.
Somente 10 dos 35 parlamentares votaram contra a medida: Fabrício Rosa, Aava Santiago, Willian Veloso, Cabo Senna, Leandro Sena, Markim Goya, Pedro Azulão Jr., Joãozinho Guimarães e Kátia Maria. Entre os que rejeitaram a proposta, alguns não conseguiram a reeleição e deixam o cargo a partir de janeiro de 2025.
Os vereadores Fabrício Rosa e Kátia Maria, que são contra a taxa, afirmam que a proposta é inconstitucional e já planejam recorrer à Justiça para tentar barrar a lei. “Faltou transparência, faltou diálogo com a sociedade, com os envolvidos, e mais tempo para debater o assunto”, criticou Rosa.
A aprovação da taxa gerou indignação entre os moradores, que reclamam da falta de clareza e explicações sobre a nova cobrança.