Vilela abraça a causa da endometriose e sugere projeto piloto em Aparecida
Prefeito se colocou à disposição das pacientes aparecidenses para interagir com o Governo Federal buscando sensibilizar a União a financiar tratamentos pelo SUS

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, se dispôs nesta quinta (27) a dialogar com o Governo Federal para sugerir a criação de uma linha de financiamento que custeie, no Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento especializado de endometriose. A ideia, discutida com o deputado federal por Goiás Zacharias Calil e com Associação Endometriose Uma Luta Diária, sediada em Aparecida, é que a cidade seja pioneira no Brasil na oferta desse serviço na rede pública.
Vilela, Zacharias; o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães; representantes da associação e da Câmara Municipal de Aparecida se reuniram hoje na Cidade Administrativa para tratar do assunto. O tema ganha força à medida que se aproxima março, o mês de conscientização para o diagnóstico e tratamento da endometriose. Médico especializado no combate à doença, Corival Castro participou da agenda e citou que a endometriose acomete 10% das mulheres em idade reprodutiva e pode tornar inférteis 50% dessas pacientes.

“Eu entro com vocês nessa luta. Vamos criar essa agenda na Secretaria de Saúde para que possamos, quem sabe, fazer de Aparecida a cidade pioneira no Brasil a oferecer esse tipo de suporte no SUS e aqui, especificamente, no Hmap [Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado]”, disse o prefeito Vilela.
O deputado Zacharias Calil também se colocou à disposição para criar essa agenda em Brasília, mobilizando o novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a deputada federal pelo estado do Rio de Janeiro Daniela do Waguinho, que milita na causa da endometriose. “É justo e muito necessário oferecer esse tipo de serviço no SUS”, enfatizou o parlamentar. Presidente da Associação Endometriose Uma Luta Diária, Sheila Lima informou que Aparecida será palco, no próximo dia 22 de março, do 2º Congresso SBE e Elas: Um novo olhar para as mulheres e sua doença. O evento será realizado na Câmara Municipal com entrada gratuita e com o objetivo de esclarecer ao público a necessidade de diagnosticar e tratar corretamente a endometriose.