Luto

Escritor goiano Gilberto Mendonça Teles morre aos 93 anos

Os primeiros versos do autor foram escritos na sua cidade natal, aos 11 anos de idade

Faleceu nesta quarta-feira o escritor Gilberto Mendonça Teles, aos 93 anos. Conforme informa a família, Gilberto estava internado com pneumonia e problemas cardíacos no Rio de Janeiro. O poeta, ensaísta, professor e crítico literário Gilberto Mendonça Teles era membro da Academia Goiana de Letras e um dos nomes mais importantes da cultura de Goiás.

Goiano de Bela Vista, O poeta-crítico-professor-doutor tem seu vasto currículo a publicação de 24 livros de poemas, 16 antologias poéticas do autor; 30 livros de ensaios críticos relevantes, 23 obras em colaboração, totalizando 93 obras, além de vasta discografia, e seus poemas traduzidos em mais de 10 línguas. É autor de obras que falam do Brasil Central, como Saciologia Goiana, de 1982; Os Melhores Poemas, de 1993; e Lirismo Rural: o Sereno do Cerrado, de 2017.

Os primeiros versos do autor foram escritos na sua cidade natal, aos 11 anos. Gilberto Mendonça Teles era professor emérito da Universidade Federal de Goiás e da PUC Rio. Foi professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde se aposentou, e também lecionou em universidades e instituições do Uruguai, França, Portugal, Estados Unidos e Espanha.

Em nota à imprensa, o governador Ronaldo Caiado (UB) lamentou o ocorrido e destinou os seus “profundos sentimentos” aos familiares e amigos de Mendonça Teles. “Que Deus os ampare e conforte neste momento de dor e tristeza!”

Botão Voltar ao topo