Mundo

iPhone 15: Quando o novo modelo chega ao Brasil?

Vendas no mercado brasileiro devem começar em outubro, segundo fontes do varejo. Empresa mantém data sob sigilo

Lançado nesta terça-feira, o novo iPhone 15 só deve começar a ser vendido no Brasil em outubro. É o que afirmam as operadoras de telefonia móvel, embora a companhia mantenha sigilo. Enquanto os brasileiros costumam aguardar mais algumas semanas, o aparelho – que ganhou quatro modelos as versões mais básicas ( iPhone 15 Plus e iPhone 15) e duas mais premium ( iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max) – chegará aos Estados Unidos na semana que vem.

A tendência, segundo fontes nas empresas e no varejo, é que o iPhone 15 siga o mesmo calendário de sua versão anterior, o iPhone 14. No ano passado, as vendas no país começaram um mês depois, também em outubro.

— A expectativa hoje é que as vendas comecem no próximo mês, com alguma pequena chance de começar já no fim de setembro — disse esse executivo, que não quis se identificar.

Empresa mantém datas em sigilo

A própria Apple vem mantendo as datas em sigilo para os parceiros no varejo brasileiro, lembrou outra fonte. Só após o lançamento global é que haverá os primeiros alinhamentos.

Enquanto o novo modelo não chega às prateleiras brasileiras, os lojistas fazem uma espécie de esquenta para entrada dos novos modelos. Na última semana, as lojas já iniciaram descontos de até 40% nas versões anteriores dos iPhones.

O novo iPhone 15 vai contar com mudanças como cabo de conexão USB-C, tela infinita e armação de titânio, entre outras atualizações. Além dos novos iPhones, a Apple deve apresentar um novo relógio (Apple Watch) e também um novo fone de ouvido (AirPods).

Veja novidades do iPhone 15:

  • Carregador: Atendendo à exigência da União Europeia, a Apple vai mudar o sistema de carregamento de todos os novos modelos com o uso do chamado USB-C, utilizado hoje nos modelos da Samsung e Xiami. Vai substituir o atual cabo Lightning. Os modelos mais premium terão sistema de carregamento mais rápido. Especula-se que os cabos sejam da mesma cor dos iPhones.
  • Dynamic Island: Todos os modelos terão a chamada Dynamic Island. A Dynamic Island é um recorte mínimo na parte superior da tela, em formato de pílula. Lançada no ano passado nas versões Pro e Pro Max, é integrada ao sistema operacional iOS e substitui os tradicionais recortes na tela usados para acomodar o Face ID, o alto-falante, a câmera frontal e outros sensores. Permite ao usuário receber notificações sem sair do aplicativo que está usando.
  • Memória: A versão Pro Max pode ter capacidade de armazenamento interno de até 2 TB (terabyte). Será o dobro da versão atual.
  • Tela infinita: Os modelos Pro e Pro Max terão mais espaço de tela. O tamanho da borda ao redor do display será reduzido de 2,2 milímetros para 1,5 milímetro. Os tamanhos devem oscilar de 6,1 polegadas a 6,7 polegadas.
  • Câmera: A versão Pro Max terá zoom óptico de 5X a 6X. É maior que o zoom de 3X da geração atual. Isso significa que a câmera pode focar de maneira mais próxima em objetos distantes usando a própria lente física, em vez de software, resultando em fotos de maior qualidade. A câmera frontal (selfie) terá resolução de 12MP. Na parte traseira pode chegar a 48MP.
  • Titânio: Os modelos Pro receberão um novo design, substituindo as bordas de aço inoxidável brilhantes e propensas a ficarem marcadas por impressões digitais por um material mais resistente e leve, o titânio.
  • Botão lateral: O botão que hoje serve apenas para silenciar o iPhone vai ganhar novas funções. O usuário poderá personalizar a função.
  • Cores: os novos modelos terão cores mais suaves em geral. Além de preto, branco, prata e azul, esperam-se opções verde, laranja e rosa.
  • Processador: As versões Plus e regular (iPhone 15) terão processador A16. O iPhone 15 Pro e Pro Max terão processador A17.
  • Sistema operacional: a nova linha terá a nova versão do sistema operacional, o iOs 17, anunciada em junho deste ano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo