NISA HYUNDAI INVADE TERRENO DE IGREJA EM APARECIDA
Área onde seria construído um Centro de Convivência da Igreja Vida com Deus para desenvolvimento de projeto social para as comunidades carentes, virou pátio para guardar veículos.

Imaginem um projeto social, de acolhimento às comunidades carentes, com centro de convivência, espaço para atividades físicas com piscina, oferta de cursos profissionalizantes, cozinha comunitária, além de várias outras ações, que de forma gratuita transformaria a vida de crianças, jovens e adultos para um futuro promissor por meio da educação, esporte, cultura, lazer e inclusão social. Um sonho lindo que se transformou num pesadelo. Tudo por que o terreno, que pertence à Igreja Vida com Deus, foi invadido por uma das maiores concessionárias de veículos do Brasil, a Nisa Hyundai.
Localizado na Rua Mandu, em Aparecida de Goiânia, o local que abrigaria as atividades do projeto em questão, impactando positivamente a comunidade, atualmente serve de pátio para guardar veículos.
Conforme o presidente da igreja, Helio Alves, a área foi doada pela Prefeitura do município em conformidade com a Legislação Municipal. “Em uma parte da área fizemos uma edificação que serviria como a parte administrativa da igreja, e na outra parte, o objetivo era fazer uma capela e o centro de convivência. Mas em outubro de 2021, a Hyundai se apossou de parte de área, que é vizinha ao empreendimento. Eles cercaram com alambrado, cerca de 1,5 mil m2 da nossa área, que segue sendo vigiada por seguranças armados, impedindo que o projeto social aconteça”, destacou, pontuando ainda, que os recursos captados para a concretização do centro de convivência não aconteceram, já que o terreno está ocupado pela concessionária.
O presidente da igreja afirma ainda, que já tentou por diversas vezes diálogo para resolver a questão, porém, sem sucesso. “Chegamos a acionar fiscais da Prefeitura, que foram in loco, para conversar com o senhor Sammir Dahas Bittar que é presidente da Hyundai, informando que toda documentação de posse da igreja está de acordo com a Lei para a implantação do projeto social, e que a área teria que ser desocupada, porém, foram recebidos de forma truculenta, pelo empresário que afirmou ser influente nos meios político e empresarial, e que não abrirá mão do terreno”, contou.
Sem alternativa, o presidente da igreja está protocolando um processo judicial para reintegração de posse, e seguindo os preceitos da Lei, foi feito um comunicado extra-judicial para que a Hyundai desocupe de forma mansa e passiva, no prazo de 30 dias, a área em questão. Caso contrário, as petições serão protocoladas na justiça.
“Nosso desejo é que a questão seja resolvida de forma amigável. Nós batalhamos muito para conquistar essa área. Há anos estamos trabalhando para concretizar esse projeto que também faz parte da ONG Eperança Social, que é uma das captadoras de recursos tanto da iniciativa privada quanto por meio de emendas parlamentares, para realizar a obra”, ressaltou Helio Alves.
A perspectiva, é de que cerca de duas mil pessoas sejam beneficiadas pelo projeto assim que ele se tornar realidade. Diante do exposto, a Igreja Vida com Deus espera que o presidente da Hyundai se sensibilize com a causa e de forma solidária, entregue a área ao proprietário de origem.
A redação do jornal tentou contato com a diretoria da empresa Hyundai para falar sobre o assunto, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno. O espaço continuará aberto nas próximas edições.
JORNAL O PARLAMENTO – ENTREVISTA RELATIVA À MATÉRIA “NISA HYUNDAI INVADE TERRENO DE IGREJA EM APARECIDA”
1 – Qual motivo de tomar posse de um terreno que não pertence à Hyundai?
2 – A igreja já reivindicou a área, cuja destinação é concretizar um projeto social para atender as comunidades carentes de Aparecida. Diante do exposto, ainda assim, nenhum representante da empresa se manifestou sobre o assunto. Qual seria o motivo da omissão?
3 – Diante de uma causa nobre, onde a Prefeitura cedeu o terreno para a realização do projeto social que é usufruto de pessoas carentes, não sensibiliza os responsáveis da Hyundai?
4 – A Hyundai recebeu o comunicado extrajudicial para desocupação da área em 30 dias. Diante disso, qual será a postura da empresa? A questão pode ser resolvida de forma amigável (boa-fé) ou será resolvida por meio de processo judicial para reintegração de posse?
5 – No ato da visita de servidores da Prefeitura de Aparecida à Hyundai, na tentativa de resolver a questão, o sr. Sammir (proprietário da empresa), afirmou verbalmente que tem muita influência. Esta influência é política, judicial ou força de segurança armada?
Até o momento da publicação desta matéria, os departamentos de imprensa e o jurídico da Nisa Hyundai Veículos não responderam a estas perguntas em seu direito de defesa.