GovernoNacionalPolíticaSenador Canedo

No estado do Rio Grande do Sul, líderes políticos reconhecem a influência de Ronaldo Caiado na corrida presidencial.

Governador de Goiás, eleito Personalidade do Agro Nacional, é mencionado como "referência e experiência" para as eleições de 2026.

A visita do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) ao Rio Grande do Sul evidenciou sua capacidade de consolidar-se como uma alternativa representativa da direita nas eleições presidenciais de 2026. Durante sua estada no solo gaúcho, o governador foi agraciado com uma distinção nacional no domingo (03/03) e participou da cerimônia de abertura da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras de agronegócio do mundo, que teve início nesta segunda-feira (04).

Caiado foi laureado como Personalidade do Agro Nacional em 2024, sendo esta a categoria de maior destaque no Troféu Brasil Expodireto. A premiação ocorreu em Carazinho (RS), contando com a presença de líderes nacionais e internacionais. O evento reconheceu seu histórico na defesa do produtor rural, destacando-o como alguém que “traz por tradição a agropecuária na genética”, fundador da União Democrática Ruralista (UDR) e “defensor incansável do agronegócio brasileiro”.

O governador prolongou sua estadia no Rio Grande do Sul até esta segunda-feira para prestigiar o início da Expodireto Cotrijal, sediada em Não-Me-Toque. Muitas autoridades presentes ressaltaram a notável presença de Caiado na feira, que espera atrair cerca de 320 mil visitantes até o dia 8 de março, destacando sua representatividade e relevância no cenário agrícola.

Durante seu discurso, o governador anfitrião, Eduardo Leite (PSDB), elogiou a condução de Caiado no Estado, destacando a importância do empreendedorismo e do apoio do poder público para impulsionar a produção e a geração de riqueza. Leite ressaltou que tanto Goiás quanto o Rio Grande do Sul aderiram ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

O ex-vice-presidente da República e senador pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão (Republicanos), reconheceu a projeção de Caiado como uma figura política experiente e uma liderança respeitada no agronegócio brasileiro. O senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) enfatizou os resultados positivos alcançados em território goiano, tornando Caiado uma referência não apenas no agronegócio, mas também pelo que fez pelo estado de Goiás.

Diversas lideranças políticas expressaram a influência nacional de Caiado. O deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Alceu Moreira (MDB), destacou a necessidade de líderes capazes de se comunicar efetivamente com a sociedade, mencionando Caiado como um exemplo. O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT), elogiou o desenvolvimento de Goiás e sua repercussão positiva nos municípios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo