Notícias

MP Eleitoral solicita que a pesquisa que aponta virada de Leandro Vilela seja retirada do ar

A pesquisa possui vícios formais e indícios de fraude, conforme representação

A pesquisa Atlas Intel, que tem sido divulgada pelo candidato Leandro Vilela (MDB) como sinal de virada, pode ter sérias irregularidades. É o que indica o Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) ao se manifestar com parecer em que pede para cessar a divulgação e aplicação de multa por inconsistências na mesma, no domingo (29).

A promotoria eleitoral opinou pela procedência da representação protocolizada pela Coligação ‘A Hora é Essa Aparecida’. No pedido, foi informado que o levantamento possui vícios formais e indícios de fraude.

Coube a promotora eleitoral Meire Cristini Albanesi analisar o caso. Ela apontou que a pesquisa eleitoral n. GO-01943/2024 não atendeu na totalidade as disposições de resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entre os apontamentos, o MP Eleitoral informou que a pesquisa “apontou os bairros e setores censitários com o número de eleitores ouvidos em cada um, porém os representados não observaram o correto procedimento em relação à ponderação quanto a gênero e idade dos entrevistados, estando em desconformidade com o que dispõe o art. 2º, § 7º, IV, da Resolução do TSE nº 23.600/2019”.

Dito isso, ela afirmou que “é consolidado, nos Tribunais, o entendimento de que a ausência, incompletude ou erro nos dados constantes do plano amostral devem, inevitavelmente, ensejar a suspensão da divulgação de pesquisas eleitorais”. Cabe a Justiça Eleitoral analisar a posição do MP.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo