Aparecida de GoiâniadengueSaúde

Intensificada ação de combate à dengue na região do Buriti Sereno

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia está promovendo, nesta semana, um mutirão de combate à dengue, zika e chikungunya na região do Buriti Sereno. A iniciativa intitulada “Unidos Contra o Aedes” terá início às 8h desta quinta-feira, 22 de fevereiro, no ginásio da Escola Municipal Levina Martins Vieira de Oliveira, localizado na Rua Ribeirão Preto. Esse local servirá como ponto de encontro para as equipes de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e parceiros ao longo dos próximos três dias.

A partir do ginásio, mais de 100 agentes de endemias percorrerão as ruas do Buriti Sereno I, II, III e IV, visitando residências, estabelecimentos comerciais e outros locais, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e promover a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. A expectativa é alcançar cerca de 11 mil imóveis durante o mutirão.

Além da participação das equipes de saúde, o mutirão conta com a colaboração de diversas outras secretarias e do Corpo de Bombeiros, responsável pela coleta de pneus para a devida destinação. O descarte inadequado desse item pode transformá-lo em um dos principais criadouros do mosquito.

Vai ter vacinação

Adicionalmente, na quinta-feira, 22, entre 8h30 e 16h30, será realizada a campanha de vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos no ginásio da Escola Municipal Levina Martins Vieira de Oliveira. A imunização estará acessível não apenas aos estudantes do estabelecimento, mas a todas as crianças da comunidade nessa faixa etária que desejam se proteger contra a doença. Para receber a vacina, é necessário apresentar documentos pessoais (certidão de nascimento ou RG e CPF ou Cartão SUS), o cartão de vacinação, além de estar acompanhado por um responsável maior de idade.

Unidos contra a dengue

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, ressalta a relevância da mobilização: “A dengue tem causado impactos significativos na saúde de inúmeros brasileiros, e aqui em Aparecida, estamos vigilantes e unidos contra essa enfermidade. Diversas estratégias e iniciativas estão sendo implementadas, envolvendo diversas secretarias, todos engajados nesse projeto de preservação de vidas. A participação ativa da comunidade é essencial. Portanto, convoco todos os cidadãos a colaborarem com o mutirão, recebendo nossos profissionais, realizando a limpeza de seus quintais, eliminando possíveis criadouros e levando as crianças para receberem a vacinação. É hora de cuidarmos uns dos outros!”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo