Aparecida de GoiâniaSaúde

Saúde de Aparecida convoca crianças, doentes crônicos e professores para serem vacinados contra a gripe

Na reta final da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Influenza, causador da gripe, inclusive a do tipo H1N1, em Aparecida de Goiânia já foram imunizados mais de 77% dos grupos prioritários e a cobertura vacinal para idosos e gestantes já atingiu a meta de 100%. Porém, a Secretaria de Saúde (SMS) continua a convocando todos desses grupos que ainda não foram imunizados, principalmente as crianças menores de cinco anos, os professores e os doentes crônicos, para que compareçam aos locais de vacinação até o próximo 31 de maio munidos do cartão vacinal.

A mobilização continua nessa semana com a vacinação de todos os grupos preferenciais nas 27 salas de vacinas da cidade. A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, ressalta que as equipes itinerantes da SMS ainda estão imunizando crianças nos CMEIS para garantir a proteção aos pequeninos. Amanhã, 28 de maio, à tarde, a vacinação será no CMEI Similiana Lemes, no Conjunto Estrela do Sul.

Crianças, doentes crônicos e professores

De acordo com a coordenadora, o grupo prioritário das crianças de seis meses de idade até cinco anos está com 75% de cobertura, os professores com 67% e os doentes crônicos com 53%, índices considerados baixos, já que a meta é vacinar 90% dos grupos determinados. “Conclamamos os pais e responsáveis para que levem suas crianças com até seis anos para serem imunizadas até o dia 31 de maio. A vacina é essencial e pode até salvar vidas, principalmente dos pequeninos, que têm as defesas imunológicas do corpo ainda em formação. Todos dos grupos prioritários precisam contribuir não apenas para a própria saúde, mas para a mais ampla cobertura vacinal possível da sociedade. A imunização é fundamental, indispensável”, enfatiza Renata Cordeiro.

Os grupos prioritários

Os públicos elegíveis para a vacinação são determinados para todo o País pelo Ministério da Saúde (MS) segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). São pessoas com maior risco de apresentarem complicações e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave em virtude da infecção pelo vírus influenza. Dentre estes, estão os portadores de males respiratórios, cardíacos, renais, neurológicos ou hepáticos crônicos, tais como diabetes e hipertensão.

Postos de vacinação

A imunização contra a Influenza está disponível nas seguintes Unidades Básicas de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30: UBS Andrade Reis; Independência Mansões; Jardim Riviera; Bairro Independência; Campos Elíseos; Jardim Florença; Jardim Tiradentes; Veiga Jardim; Cândido de Queiroz; Jardim Paraíso; Alto Paraíso; Caraíbas; Delfiore; Jardim dos Ipês; Madre Germana; Buriti Sereno; Garavelo Park; Mansões Paraíso; Jardim Olímpico; Parque Trindade; Santa Luzia; Nova Olinda e Retiro do Bosque. Nos Cais Nova Era e Colina Azul a vacinação será de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h30. No Centro de Saúde Papillon Park, de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 18 horas.  No Centro de Atendimento Ambulatorial, de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 8 às 16 horas.

Cais Nova Era

O Cais Nova Era, localizado na Avenida São João, ao lado do Terminal Cruzeiro, no Jardim Nova Era, é o único posto que está imunizando apenas crianças, gestantes e puérperas durante toda a campanha. Os idosos também podem ser imunizados no local até 31 de maio.

Related Articles