Senador Canedo

Sanesc 27 anos– “Um sonho que virou realidade”

Em 1992 Senador Canedo ganhava sua própria companhia de saneamento. Um sonho idealizado pelo então prefeito Divino Lemes, que possibilitou a independência do município no quesito saneamento básico. O sonho virou realidade. Hoje, 90% das residências recebem água tratada e até o final de 2019, a meta é que 60% das residências contem com a rede de esgoto. Abaixo, o prefeito fala sobre o começo desta história.

O PARLAMENTO – O senhor criou a Sanesc em 1992. Como nasceu esse projeto?
DIVINO LEMES – A Sanesc surgiu de uma ideia de ter uma companhia municipal que pudesse valorizar o município e dar provas de que é possível gerir as questões da cidade sem a interferência de outra entidade. A oportunidade de ter presidentes e diretores daqui e uma política própria de saneamento era o nosso sonho e hoje é realidade.

O PARLAMENTO – Como foi o começo desta história de sucesso?
DIVINO LEMES – Como todo início, não havia nenhum tipo de estrutura. Só vontade de fazer acontecer. Começamos realmente do zero. Para se ter uma ideia, desde a criação do estatuto até a conquista da sede própria foram muitas batalhas. Nesta época a Sanesc, antes companhia, funcionou em salas improvisadas da prefeitura, depois em imóveis locados até chegar onde está. Foi um projeto futurístico, um sonho a longo prazo. Hoje, com 27 anos de funcionamento, posso afirmar que a Sanesc é realidade.

O PARLAMENTO – Qual o sentimento em deixar esse legado?
DIVINO LEMES – Sem dúvida é de muita alegria. É algo que conforta um pouco diante de tantas dificuldades. Uma agência que tem uma performance muito boa e que caminha para a solução de problemas relacionados à água e tratamento de esgoto de forma crescente e rápida. Graças a Deus a Sanesc só trouxe melhorias para nossa cidade. 

Inclusive, nós estamos nos preparando para ter uma reservação de água, bem como o tratamento, para que nos próximos dez anos nós não tenhamos problemas. Isso sem falar que hoje nós praticamos uma água bem abaixo do custo de mercado de outras companhias. 

Estamos bastante avançados com a rede de esgoto, onde quase a metade da cidade recebeu ou está recebendo os serviços de implantação. A meta é que até o final de 2019, mais de 60% da população conte com a rede de esgoto. Por isso, quando olho pra trás, tenho a convicção de que tudo valeu à pena.

A Sanesc é fruto de uma realização conjunta. É um patrimônio do município e de cada cidadão. Com certeza é um orgulho para os canedenses. Nossa meta é deixar Senador Canedo cada vez mais em destaque dentro do Estado
como modelo em tratamento de esgoto”. Divino Lemes  Prefeito de  Senador Canedo

Related Articles