Estado

Ronaldo Caiado e Gracinha são homenageados por formandos do Curso de Altos Estudos em Segurança Pública

Promovido em parceria pela Secretaria de Segurança Pública e UEG, curso atraiu oficiais de cinco estados que, durante a formatura, exaltaram o governador por seu compromisso com a redução da criminalidade e a independência das forças policiais​

A Segurança Pública no Estado de Goiás apresenta resultados significativos nos primeiros meses da gestão Ronaldo Caiado, isso graças ao empenho do governador em garantir qualificação e liberdade de ação aos profissionais no combate ao crime. Não por acaso, Caiado foi o homenageado na formatura do Curso de Altos Estudos em Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (Caesp 2019), realizado em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG). A quinta turma do curso recebeu o nome “Ronaldo Ramos Caiado” é integrada por 51 oficiais superiores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, bem como por delegados da Polícia Civil, peritos, médicos legistas e papiloscopistas da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC).
“Todo cidadão preparado, conhecedor da sua matéria, tem mais tranquilidade para coordenar a sua equipe, e comandar aqueles que estão subordinados a ele”, destacou o governador, ao agradecer pelo reconhecimento e carinho dos oficiais para com ele e com a primeira-dama Gracinha Caiado, escolhida como madrinha da turma. “O estudo é algo que ninguém pode tirar dos senhores e das senhoras. É um patrimônio que vocês têm. E eu fico contente, hoje como governador do Estado de Goiás, de ter meu nome a frente dessa turma”, agradeceu.
O curso tem como objetivo o aperfeiçoamento de profissionais que integram níveis estratégicos das forças policiais. Representantes dos estados de Goiás, Tocantins, Amapá, Rio de Janeiro e do Distrito Federal concluíram o Caesp 2019, após quatro meses de curso. “A base são altos estudos em gestão, estratégia e planejamento para prepará-los para o passo definitivo na carreira, alcançando postos de coronéis e delegados especiais. É a garantia de que teremos bons gestores e uma boa continuidade de gestão não só aqui em Goiás, mas nos outros estados que participaram”, explicou o secretário de Segurança Pública Rodney Miranda, paraninfo da turma.
Rodney lembrou ainda que as forças policiais vivem uma era de parceria e integração com foco no combate ao crime em todas as suas esferas, sob o limite único e exclusivo da lei. “Nós aqui em Goiás, graças à liderança firme do nosso governador Ronaldo Caiado, temos avançado muito no aspecto da segurança pública. Não só em números e redução de violência, mas também no nosso momento expressivo de produtividade das nossas forças de segurança. Um compromisso que o governador assumiu, ainda durante a campanha eleitoral, de dar total liberdade de ação às forças de segurança”.
Para o professor Ivano Devila, reitor da UEG, o convênio firmado entre a instituição e a Secretaria de Segurança Pública demonstra a capacidade do Estado de trabalhar de forma integrada, mesmo com os inúmeros problemas deixados pela gestão anterior. “Somos capazes de ir além das dificuldades do cenário atual e provar o quanto é fundamental a interação e a integração na busca de alcançarmos o bem maior da coletividade e, consequentemente, de todos os cidadãos que nos honram com a sua confiança”, destacou.
Primeiro lugar no Caesp 2019 e orador da turma, o tenente coronel Sandro Araújo Batista sublinhou que atualmente “vivemos uma época de grandes avanços em nosso País e em nosso Estado, em especial na Segurança Pública”, o que, segundo ele, é decorrência das gestões do presidente Jair Bolsonaro e do governador Ronaldo Caiado. “Em Goiás, o crime não compensa”, arrematou.
A cerimônia de conclusão do curso contou também com a presença dos secretários de Estado Adriano Rocha Lima (Desenvolvimento Econômico e Inovação) e Valéria Torres (Comunicação); do secretário de Segurança Pública do Estado do Tocantins, Cristiano Sampaio; dos deputados estaduais Coronel Adailton, Major Araújo, Cairo Salim e Amauri Ribeiro; do Comandante Geral da PM, coronel Renato Brum dos Santos; do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dewislon Adelino Mateus; do diretor geral de Administração Penitenciária, coronel Wellington de Urzêda Mota; do comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaisom Veras Barbosa, do sub-comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, coronel Reginaldo Ferreira de Lima; e do superintendente da Polícia Técnico-Científica, Marcos Egberto, entre outras autoridades. (Foto: Octacilio Queiroz)

Related Articles