AnápolisCidade

Prefeitura une arte e história na Semana do Ferroviário

Programação cultural ocorre de 27 a 30 de abril, na Estação Ferroviária Prefeito José Fernandes Valente

Com o intuito de valorizar a história da cidade e destacar a importância que a ferrovia teve para o desenvolvimento de Anápolis, a Prefeitura realiza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a Semana do Ferroviário. A segunda edição do evento ocorre nos dias 27 a 30 de abril, na Estação Ferroviária de Anápolis Prefeito José Fernandes Valente. A programação contará com atrações artísticas, exposições de arte e fotografias do Instituto de Patrimônio Histórico e Cultural Professor Jan Magalinski, além de mesas redondas com certificados de 4 horas. “Mais uma atração que incentiva a Cultura e resgata a memória de Anápolis”, disse a secretária municipal de Cultura, Eva Cordeiro.

A abertura oficial será no sábado, 27, a partir das 19 horas, com apresentação no Largo da Estação do Grupo Folclórico Brasil Central. E no domingo, 28, às 19 horas, a Orquestra Jovem de Anápolis é a grande atração da noite, com as novidades da temporada 2019.

Para relembrar a consolidação da Estação Ferroviária e os avanços trazidos, a Secretaria de Cultura preparou a exposição artística composta por obras de seis artistas plásticos anapolinos. Eles fizeram a releitura de uma foto datada de 7 de setembro de 1935, da Estação Ferroviária Prefeito José Fernandes Valente, na ocasião de sua inauguração. As obras são de Napef Nazareno, Isac Alarcão, Silvio Moraes, Jaísa Parreira, Nena de Pina e Rondinele Linhares.

Ainda está prevista mesa redonda sobre o museu e o uso cultural das Estações da Estrada de Ferro em Goiás. A atividade, que é aberta a toda comunidade, visa debater idéias e dar sugestões para elencar as demandas do setor do Patrimônio Cultural em Anápolis. “Este encontro é uma grande oportunidade para que todos falem sobre as necessidades do setor, e daqui encaminharemos as sugestões para o Fórum Municipal de Cultura, que acontece em maio”, acrescentou a secretária.

O coordenador do Museu Histórico e da Estação Ferroviária de Anápolis, Jairo Alves Leite, explicou que a Semana do Ferroviário, representa uma valorização da história de Anápolis, e os seus feitos para a Cultura Anapolina. “Realizar um evento como este garante que todos saibam a importância da Estação Ferroviária”, finalizou.

Para encerrar a programação, no Dia dos Ferroviários, comemorado em 30 de abril, a atração será o Tito Trupe Show com o projeto Circo Ferroviário. As apresentações acontecem durante todo o dia. Toda a programação do evento será gratuita.

Programação:

Dia 27
19h – abertura oficial
19h30 – apresentação do Grupo Folclórico Brasil Central

Dia 28
19h – apresentação da Orquestra Jovem de Anápolis

Dia 29
8h30 – mesa redonda com o tema “Museu e Estação”

Dia 30
Durante todo o dia apresentação do Projeto Circo Ferroviário – Tito Trupe Show

Related Articles