Aparecida de Goiânia

Oito máquinas agrícolas darão suporte a pequenos produtores de Aparecida

Com objetivo de apoiar a agricultura familiar e fortalecer a produção rural para geração de emprego e renda no campo, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia entregou, na manhã de sábado, 04, novas máquinas e equipamentos agrícolas. Os maquinários foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Delegado Waldir do PSL.

Ao todo, oito máquinas estarão à disposição dos agricultores que poderão fazer uso gratuito dos equipamentos. A solenidade de entrega foi realizada na Praça Castro Alves, no setor Cidade Satélite São Luiz e segundo o prefeito Gustavo Mendanha a iniciativa fortalece a agricultura familiar, desenvolve o meio rural e leva ao homem do campo condições para que ele empreenda, através da produção e comercialização dos frutos do seu trabalho.

“Embora Aparecida tenha uma área rural bem pequena, cerca de 10% do território do município é usado com esta finalidade, ainda existem centenas de famílias que tiram seu sustento da terra. Por isso, a partir de hoje, elas serão auxiliadas e poderão utilizar esses equipamentos”, disse o prefeito que completou. “Estamos investindo na agricultura familiar do município visando fortalecer, cada vez mais, o desenvolvimento agrícola e crescimento econômico de Aparecida e as máquinas tornarão a vida do produtor rural menos penosa, aumentando ainda sua produtividade”, destacou Gustavo Mendanha.

Ao todo foram investidos R$ 500 mil na compra das máquinas agrícolas que auxiliarão os produtores rurais a garantir a sua renda. “Gostaria de parabenizar o prefeito Gustavo que, mais uma vez, cumpriu sua parte aplicando o recurso devidamente. O parlamentar faz a destinação da emenda e o prefeito faz a aplicação do recurso, e assim tem acontecido em Aparecida. Já teve emendas que mandei para outras cidades e os recursos eram perdidos por falta de interesse do gestor e isso é lamentável”, pontuou o deputado Delegado Waldir (PSL).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, as máquinas darão suporte a pequenas lavouras e importantes programas como o Agricultura Familiar que atende mais de 40 famílias no município. “Nosso objetivo é ajudar o pequeno agricultor a desenvolver suas atividades e assim gerar renda para sua família. Hoje a agricultura familiar é o modo de sustento de muitas famílias que vivem na zona rural de Aparecida e as máquinas vão auxiliar na melhoria da produção e com isso conquistar mais rendas e melhorar a qualidade de vida”, explica Max.

O maquinário é composto por tratores, retroescavadeira, calcareadeira e grade niveladora. Para solicitar o suporte das máquinas os interessados deverão procurar a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e realizar o agendamento do empréstimo. ”Todos os equipamentos estarão à disposição da população de forma gratuita desde que sejam agendados. Mas antes disso, todos os interessados passarão por uma avaliação para confirmar a real necessidade do produtor”, explicou Max Menezes.

Segundo o produtor rural e diretor da Associação dos Produtores Rurais de Aparecida, os equipamentos dinamizam o trabalho, aumentando a produtividade e gerando qualidade de vida no campo. “Vai facilitar a vida de muito trabalhador com toda certeza. Um maquinário como esse é um implemento muito importante para o nosso produtor, que muitas das vezes não têm condições de investir nesses equipamentos, pois o custo é muito alto. Agora terão acesso de forma gratuita e é muito gratificante ver essa ação”, comemorou ele.

Aniversário – A solenidade de entrega dos maquinários agrícolas aconteceu dentro de mais uma edição do Balanço Geral no Bairros da Record Tv Goiás. No local foram ofertados pela prefeitura, em parceria com a emissora, diversos serviços públicos gratuitos como atendimentos na área da Saúde e Social, Procon, entrega de mudas pela Secretaria de Meio Ambiente, dentre outros.

“O mês de maio em Aparecida será marcado por diversas festividades em comemoração ao aniversário da cidade, que completa 97 anos de fundação no próximo dia 11. Os festejos tiveram início no dia 1º com a festa do trabalhador, hoje com o Balanço Geral e do dia 08 a 12 será realizada a tradicional festa que é o Aparecida É Show, com muitos shows musicais e rodeios. E a festa será para o povo aparecidense comemorar junto, com portões abertos todos os dias. E no dia 11 teremos o desfile cívico na Avenida Independência”, sublinhou Gustavo ao lado do vice-prefeito Veter Martins, de vereadores e secretários municipais.

Related Articles