Aparecida de Goiânia

Gustavo participa de evento que discute melhorias para mobilidade urbana

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, participou no último domingo, 31, do Hackinnovation Mobinova – maratona de negócios que reuniu durante todo final de semana 100 participantes entre programadores, designers e empreendedores que desenvolveram propostas para melhorar a mobilidade do transporte coletivo para toda Região Metropolitana de Goiânia.

Promovido pela HP Transportes e realizado no Sest/Senat, em Goiânia-GO, o evento Hackinnovation Mobina incentivou os participantes a desenvolverem soluções tecnológicas capazes de facilitar a vida de quem usa o ônibus como meio de transporte no dia-a-dia. No domingo, quinze equipes apresentaram diversos aplicativos de smartphone que poderão auxiliar milhares de usuários do transporte coletivo, melhorando a mobilidade urbana na região metropolitana.

Entre os projetos apresentados, alguns se destacaram pela viabilidade de implantação, custo-benefício e inovação. Entre eles, o aplicativo Bus Game que possibilita que mulheres usuárias do transporte coletivo fiquem juntas no trajeto até o ponto de ônibus, diminuindo a sensação de insegurança. Outras plataformas propuseram, por exemplo, pagamento da passagem com o smartphone- utilizando leitura de QR Code – implantação de semáforos inteligentes capazes de contribuir para redução do tempo de viagem. Outros projetos propuseram ainda um relacionamento mais humanizado entre quem usa e quem oferece o serviço.

“Eu sou entusiasta de investimentos em mobilidade. Tive a oportunidade de participar do evento que reuniu muitos jovens que passaram o final de semana discutindo soluções e projetos que poderão contribuir para melhoria do transporte coletivo e outros modelos de transporte. Conhecemos algumas propostas que poderão, em breve, ser utilizadas pelos usuários, melhorando o deslocamento e dando mais conforto aos usuário”, apontou Gustavo Mendanha que foi um dos jurados que avaliaram a apresentação das equipes no encerramento do evento.

Foi a primeira vez que uma empresa privada que tem concessão para operação do transporte coletivo, em Goiânia e região metropolitana, promoveu um evento em que sociedade e usuários do transporte foram convidados a participarem para melhorar a mobilidade urbana com foco no deslocamento das pessoas. Na ocasião quatro desafios do transporte público foram expostos. Sendo eles  bilhetagem; relacionamento com o cliente; mobilidade coletiva e planejamento de operação.

“Concluímos que pessoas engajadas com conhecimento técnico e vontade de fazer diferente conseguem criar coisas sensacionais. Temos projetos com grande potencial de se tornar em um serviço ou produto que irá melhorar a mobilidade não só de Goiânia, mas também do Brasil”, avaliou um dos organizadores da maratona tecnológica Vandré Holanda Sales ao final do evento.

Ainda segundo o especialista, boa parte da população mundial utiliza o transporte público como meio de transporte. Dessa forma, ele acredita que a tecnologia pode ser usada para melhorar a trafegabilidade nas grandes cidades e a qualidade de vida de quem utiliza esse modelo de transporte.

“O transporte coletivo carrega 80% da população dos grandes centros e ocupa somente 20% do espaço. Enquanto que os aplicativos de uso individual de transporte, motocicletas e carros agravaram a problemática do trânsito com a inclusão de mais veículos nas ruas”, completou Vandré sugerindo que novos eventos voltem a discutir e pensar soluções para a coletividade.

Aparecida

Em Aparecida de Goiânia, diversas ações e obras são executadas com objetivo de melhorar a mobilidade urbana. Nos últimos anos, foram implantados diversos eixos estruturantes que interligam regiões distintas da cidade, diminuindo o tempo de viagem entre um extremo e outro e também oferece novas rotas para quem mora ou trabalha na cidade.

A criação da RMTC-Aparecida, que viabilizou a implantação de seis novas linhas interbairros,  melhorou a mobilidade de quem mora na cidade e, agora, conta itinerários mais rápidos e menos lotados,  reduzindo o  temo de viagem e de espera nos pontos de ônibus.

A Prefeitura de Aparecida também está implantando centenas de quilômetros de ciclofaixas e ciclovias na cidade, dando mais conforto e segurança para os ciclistas que circulam no município fazendo o trajeto casa-trabalho. As faixas também podem ser utilizadas para prática de atividades físicas. Fonte: Rodrigo Augusto

Related Articles