Estado

Governo de Goiás inscreve servidores efetivos para intercâmbio na China

Bolsas de estudo são oferecidas pela Província de Gansú

Em uma ação inédita, o Governo de Goiás vai sortear servidores estaduais para participar de um programa de intercâmbio cultural na Província de Gansú, na China. A experiência internacional será realizada de 20 de agosto a 20 de setembro, e tem como objetivo promover troca de conhecimentos, além de contato com as políticas sociais e a cultura chinesas. Os servidores do Governo de Goiás interessados em participar devem se inscrever até o dia 13 de junho.

As bolsas de estudo são fruto de um acordo internacional de cooperação entre o Governo de Goiás e a Província de Gansú, que existe desde 2005. No caso do intercâmbio de servidores goianos, será a terceira edição. A grande novidade deste ano é que, a pedido do governador Ronaldo Caiado, podem concorrer às vagas todos os servidores efetivos – e que estiverem dentro dos critérios pré-estabelecidos listados abaixo. Nas edições passadas, a seleção era fechada.

São oferecidas duas bolsas de estudo. Com a finalidade de democratizar o acesso à oportunidade, o Governo de Goiás vai sortear quatro servidores dentre os inscritos e enviará a lista à Província de Gansú. A comitiva chinesa, por sua vez, será responsável por selecionar os dois contemplados com as bolsas de estudo. O resultado deve sair até o dia 20 de junho.

Os selecionados ficarão um mês na Província de Gansú para conhecer os programas desenvolvidos naquela região na China. O foco da ação de intercâmbio é intensificar laços de compreensão e relacionamento, com vistas a facilitar cooperação mútua em diversas áreas.

Em abril, Caiado recebeu uma comitiva de Gansú em Goiânia. Na ocasião, conversaram sobre o desenvolvimento de diversas parcerias, especialmente nas áreas de educação, indústria e agronegócio. Na ocasião, o governador também celebrou o acordo envolvendo o programa de intercâmbio, cujas inscrições estão abertas. “[Os chineses] se ofereceram para receber servidores públicos goianos em programas de estágio, treinamento e capacitação”, disse, à época.

Inscrição

Os requisitos para inscrição e participação no programa, estabelecidos pela Província de Gansú, são:
— Ser servidor estadual efetivo;
— Ter entre 22 e 50 anos;
— Apresentar carta de autorização da chefia;
— Comprovar proficiência em inglês (certificado de proficiência ou entrevista a ser realizada pela Assessoria Internacional, com agendamento por email);
— Não possuir antecedentes criminais ou conduta desabonadora;
— Comprovar bom estado de saúde (sem doença infecciosa); anexar à ficha de inscrição laudos e exames recentes, que podem ser entregues até o dia 19/6 (Raio-X de tórax e doenças sexualmente transmissíveis: HIV, VDRL e Hepatite).

O interessado precisa, ainda, assumir o compromisso de arcar com alguns custos, como alimentação; internet e telefonia; e o trecho aéreo entre Goiânia x aeroporto internacional de saída / aeroporto internacional de retorno x Goiânia (São Paulo ou Rio de Janeiro). Também é obrigatória a observância de todas as leis, regras e regulamentos vigentes na República Popular da China.

Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição pelo email sec-internacionais@palacio.go.gov.br .

Related Articles