Cidade

Filhos se espelham em Pais

Para 26% dos trabalhadores brasileiros pais influenciaram na escolha da carreira

Desde pequenos os filhos se espelham nas atitudes dos pais. Na hora de escolher uma carreira, não é diferente, 26% dos trabalhadores brasileiros dizem que os pais são uma das principais referências, seguido por gerentes ou supervisores com 11,6%, e professores com 11,4%, foi o que mostrou uma pesquisa realizada este ano pelo Linkedin.

O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo do mês de agosto. A primeira celebração da data comercial no Brasil foi em 14 de agosto de 1953, organizado pela imprensa com a premiação de pais com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Assim, se celebra a importância do aprendizado compartilhado.

Inspiração

Sebastião Rodrigues tem 48 anos e exerce a função de supervisor de açougue. Ele trabalha no Bretas desde 1998, começou como auxiliar e está sempre envolvido o setor. Mas há um ano ele se surpreendeu ao ganhar um novo colega de trabalho, seu filho Victor Hugo.

Victor Hugo tem 22 anos, é açougueiro do Bretas e desde a infância ele via o pai no departamento. Mas após concluir o ensino médio, realizou vários cursos profissionalizantes, mas a atuação do pai chamou sua atenção. Atualmente, para realizar suas atividades com perfeição o jovem colaborador relata que se espelha no exemplo que têm dentro e fora de casa, “ele é dedicado e focado no trabalho, me inspiro nele”.

O pai não esperava que o filho fosse trilhar seus passos profissionais, mas busca sempre aconselhar sobre a atuação no setor, “tenho muitos anos de experiência e tento preparar ele para agir com responsabilidade”.

Pai e filho não se encontram diariamente e nem conseguem ir juntos ao trabalho, mas em casa as conversas rendem bons assuntos, principalmente para a melhoria nas atividades de Victor. Para o jovem, seguir a carreira do pai e trabalhar na mesma empresa é um desafio a mais, “Me espelho nele e como trabalha na área há vários anos, sinto que tenho uma grande responsabilidade”.

Oportunidade

E Victor, em especial, tem a oportunidade de desenvolver a sua carreira por meio das experiências do pai. Segundo Pablo Rios, diretor de Operações do Bretas, “a história de cada colaborador acrescenta no desenvolvimento da empresa,principalmente em atendimento e disciplina. Somos uma família e apoiamos a participação deles em nossos projetos”.

O Bretas

Fundado em 1954, o Bretas está entre as maiores redes supermercadistas do País, com 81 lojas, 12 postos de combustíveis, e cinco Centros de Distribuição, em Minas Gerais e Goiás. Desde 2010 integrou-se a Cencosud, um dos principais grupos varejistas do mercado sulamericano com presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, e um escritório comercial na China. No Brasil, o Bretas conta com cerca de 8 mil colaboradores que trabalham para oferecer aos clientes qualidade e serviço a preços justos. www.bretas.com.br

Related Articles