Goiânia

Festival de Ópera de Goiânia apresenta concerto italiano

Apresentação será no próximo domingo, 16, às 11h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer

No próximo domingo, 16, às 11h, acontece no Palácio da Música no Centro Cultural Oscar Niemeyer, mais uma atração do Festival de Ópera Goiânia 2019. Membros da Orquestra e Coro Sinfônico de Goiânia apresentam a versão em concerto da ópera I Pagiacci do compositor italiano Ruggero Leoncavallo. O Festival é promovido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). A entrada para o evento é gratuita.
O elenco é composto por talentos locais como Hélenes Lopes (Canio), Patrícia Mello (Neda), Jadson Álvares (Silvio) e Alexandre Vaz (Arlequino), além do barítono catarinense Douglas Hahn. A regência será do maestro paulista Abel Rocha, uma das maiores autoridades em ópera no Brasil. O acompanhamento será feito pelo Coro e Orquestra Sinfônica de Goiânia.

O concerto
A ópera está entre as quatro mais importantes do repertório, sendo sucesso desde sua estreia em Milão, em 1892. Consta que Leoncavallo buscou inspiração para o seu ‘Pagliacci’ numa peça teatral, vista em um teatro mambembe, quando ainda era criança.Durante a encenação e diante do público, o ator principal matara a heroína da peça (sua esposa), que o traía com o criado. Depois, chamara o criado ao camarim, e lá também o matara. O pai de Leoncavallo teria atuado como juiz no julgamento do criminoso. Para o público e, para o pequeno Ruggiero, entretanto, que assistia ao espetáculo na pequena aldeia de Montalto, na Calábria, o assassinato ocorrido no palco parecia fazer parte do drama.

Festival
O Festival de Ópera de Goiânia (Fogo) é uma realização da Prefeitura de Goiânia e tem como co-realizadores o Governo de Goiás e o Teatro SESI. O objetivo é promover a arte lírica na Capital por meio de ações de formação e difusão artísticas, oportunizando ao público da cidade o acesso a espetáculos operísticos de qualidade, combinando no palco talentos e grandes nomes do canto lírico no cenário nacional. O FOGO atuará até julho na busca de ferramentas institucionais, políticas e artísticas objetivando tornar-se uma ação anual permanente, dando subsídios para que os cantores líricos aqui formados possam desenvolver sua arte, mostrando suas qualidades e potenciais ao público da cidade, que sempre se destacou pela sua tradição de exportar grandes cantores líricos para outros centros do Brasil e do exterior.

Serviço
Assunto: Festival de Ópera de Goiânia apresenta concerto italiano
Local: Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer
Data: 16 de junho
Hora: 11h

Related Articles