Aparecida de Goiânia

Curso de Medicina da Faculdade Alfredo Nasser recebe doação de um moderno equipamento de videolaparoscopia

Parceria com a iniciativa privada possibilitou a doação

A Faculdade Alfredo Nasser acaba de receber no Centro de Especialidades da Saúde um moderno aparelho de videolaparoscopia. Esse equipamento é composto basicamente de câmera, monitor e insuflador de gás. A chegada desse aparelho, ocorrida no dia 29 de março, é fruto de parceria com a iniciativa privada, em que os alunos terão oportunidade de vivenciar um primeiro contato com os procedimentos videolaparoscópicos.

Os técnicos da Faculdade trabalham na montagem do aparelho que funcionará para teste dentro dos próximos 15 dias e logo em seguida ele será utilizado para as aulas com os alunos.

A videolaparoscopia, também chamada apenas de laparoscopia, é um procedimento cirúrgico de diagnóstico ou intervenção que insere uma microcâmera de vídeo geralmente através de uma pequena incisão na região abdominal do paciente para sua realização. Com o auxílio de um monitor, o cirurgião leva a câmera por entre os órgãos do paciente a fim de verificar a ocorrência de algum problema ou efetuar certas correções de maneira minimamente invasiva.

Conforme explica o Supervisor de Habilidades Cirúrgicas do curso de Medicina da Faculdade Alfredo Nasser, Paulo Reis, a chegada do equipamento representa avanço no que se refere ao aprendizado dos alunos do curso e a oportunidade deles terem contatos com tecnologias mais avançadas.

“Essa parceria nos alegra muito, pois nossa Faculdade provavelmente é uma das únicas instituições de ensino superior em Goiás que possuem esse tipo de aparelho disponível para os alunos de Medicina. Lembramos que o treinamento dos alunos tem por objetivo vivenciarem o seu primeiro contato com a videolaparoscopia e despertarem o interesse pelas cirurgias”, ressalta o supervisor.

Related Articles