Anápolis

Crianças do SCFV participam de Festas Culturais

Dança folclórica Boi Bumbá foi tema da festa junina dos meninos e meninas dos núcleos da região Leste na sexta-feira, 14

Arroz carreteiro, caldo de milho, canjica, cachorro quente, doce de abóbora, amendoim caramelizado e pipoca. Só de falar dá água na boca, não é mesmo? Mas esses são apenas alguns dos atrativos da Festa Cultural Boi Bumbá que a Prefeitura de Anápolis realizou na sexta-feira, 14, para as crianças que frequentam os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) oferecidos pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da região Leste. O evento, que ocorreu no CEU do Jardim Alvorada, contou com a participação de aproximadamente 300 crianças dos núcleos do Summerville, Vila Formosa, Arco Verde, Bairro de Lourdes e Setor Industrial.

Além da comida preparada com muito carinho pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, as crianças apresentaram pinturas, desenhos, danças folclóricas e objetos feitos com materiais recicláveis, tudo com a temática da festa. “O Boi Bumbá é uma dança do folclore brasileiro criada no Norte e Nordeste do país. Nos preparamos, estudamos essa cultura e ensaiamos a apresentação para os nossos colegas. Foi muito bom participar desse processo”, comentou Carlos Alberto, 11 anos, fantasiado do personagem da festa.

E para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eerizania Lobo, as crianças e adolescentes é que são os verdadeiros protagonistas do evento. “O amor depositado em cada detalhe é tradução do que a Prefeitura se propõe a fazer por eles. As nossas equipes fazem tudo de coração para vê-los felizes”, contou Eerizania.

Festas Culturais

A diretora de Proteção Social Básica da Prefeitura, Flávia Xavier, explicou que logo no início do ano, várias temáticas foram definidas pela Secretaria. “O nosso objetivo é comemorar as festas juninas de uma forma diferente, ampliando o universo educacional das crianças ao trabalhar as diferentes culturas regionais do Brasil”, afirmou.

E assim como os núcleos da região leste, aqueles que são acompanhados pelo Cras Sul vão trabalhar a cultura do Centro-Oeste, na próxima quarta-feira, 19. Já as crianças dos núcleos do Cras Norte, vão contar a estória do Sitío do Pica Pau Amarelo, na festa do dia 28 de junho. O Centro de Convivência de Idosos (CCI) também terá um evento especial. No dia 25 de junho, acontece o Arraiá do CCI, que promete agitar a tarde dos frequentadores. Confira a programação completa abaixo!

Cras Leste

Tema: Festa Cultural Boi Bumba – Região Norte

Data: 14 de junho de 2019

Cras Sul

Tema: Festa Cultural – Região Centro Oeste

Data: 19 de junho de 2019

Arraiá do CCI

Data: 25 de junho de 2019

Cras Norte

Tema: Sítio do Pica Pau Amarelo

Data: 28 de junho de 2019

Related Articles