Goiânia

Aplicativo facilita agendamento de consultas médicas

Ferramenta lançada nesta quarta-feira (11/12) ainda permite a busca de medicamentos disponibilizados pela rede pública municipal. Também foram lançadas as telas da transparência do Serviço de Regulação

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, lançou nesta quarta-feira (11/12) duas novas ferramentas que vão beneficiar, com mais agilidade e transparência de dados, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiânia.

O “Saúde Fácil Goiânia- Tenha o SUS em suas mãos” é um aplicativo pelo qual o cidadão, que é usuário do SUS, pode fazer o agendamento de consultas  para clínico geral, ginecologia, pediatria e odontologia oferecidas pelo Estratégia Saúde da Família.  Também está disponível no app a busca por medicamentos disponibilizados pela rede pública municipal.

O aplicativo Saúde Fácil Goiânia já pode ser baixado nos sistemas IOS e Android.  Para isso, é necessário que o cidadão esteja com o cadastro atualizado e regularizado no sistema de Saúde. Quem não é usuário do SUS deverá se regularizar em uma unidade de Saúde.

A nova ferramenta vai agilizar a marcação de consulta que atualmente tem uma grande demanda e aumentará o aproveitamento de vagas, já que o usuário receberá notificações sobre o dia da consulta e se não for comparecer poderá cancelar com antecedência no próprio aplicativo, fazendo com que a vaga não utilizada volte para o sistema.

Também foram lançadas pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, as telas da transparência do serviço de regulação. A partir de agora, estão disponíveis à população no site da SMS cinco tipos de consulta como: pactuação de leitos entre os municípios, demanda para vaga de consulta especializada, censo dos leitos de UTI, onde será apresentada a quantidade de leitos SUS ocupados e desocupados na capital, lista de espera para consulta especializada e lista de espera para cirurgia eletiva, onde o paciente poderá acompanhar qual a posição que ocupa na lista.

“As telas da transparência são um grande avanço desta gestão. Hoje a população tem condições de consultar todos esses dados no site em tempo real e esta é uma iniciativa inédita no Centro-Oeste”, explica Andreia Alcântara, superintendente de regulação da SMS.

“Os dois novos serviços que lançamos hoje é a concretização do nosso compromisso de estar sempre junto do cidadão, vendo suas necessidades e dando soluções a elas. Queremos garantir a qualidade nesse atendimento, por isso, estamos oferecendo novas opções para que ele tenha acesso aos serviços e ainda continuaremos com os já existentes”, explica a secretária municipal de Saúde, Fátima Muré.

O prefeito Iris Rezende reforçou a importância de trazer inovação à administração. “Nós temos que aproveitar todo esse avanço que a ciência e a tecnologia oferecem e como prefeito que viveu duas fases diferentes eu tenho que abraçar com toda força aquilo que chega à nossas mãos para facilitar a vida dos goianienses.”

Adriana Moraes, da editoria de Saúde
Foto: Jackson Rodrigues

Related Articles