Estado

Caiado condecora 150 pessoas com Medalha da Ordem do Mérito da Segurança Pública

Medalha da Ordem do Mérito Governador Mauro Borges foi entregue a homens e mulheres que atuaram no serviço operacional, tornando Goiás um Estado mais seguro. A secretária de Comunicação, Valéria Torres (na imagem acima), foi uma das homenageadas

Nesta quinta-feira, dia 05, foi de reconhecimento e gratidão a homens e mulheres que, no exercício da profissão, colocam a própria vida em risco em prol do outro. Em solenidade realizada no auditório da Superintendência de Polícia Técnico-Científica, o governador Ronaldo Caiado condecorou 150 pessoas com a Medalha da Ordem do Mérito da Segurança Pública Governador Mauro Borges. “Tenho honra e orgulho de ser comandante chefe das melhores polícias do País”, frisou.

Caiado elogiou a alta produtividade das forças policiais esse ano, que resultou na redução dos índices de crimes violentos. Mais que cumprir o ofício, disse, os membros da Segurança Pública auxiliam diretamente na boa condução do Estado. “Minhas palavras são de agradecimento. Vocês me deram governabilidade. Deram a Goiás condições de enfrentar as facções, o crime organizado. Fizeram com que as pessoas acreditassem na instituição do Estado”, salientou.

Entre os homenageados está a delegada Ana Paula Machado, da Delegacia da Mulher de Aparecida de Goiânia. Em setembro, ela liderou uma força-tarefa que prendeu Wellington Ribeiro da Silva, o maior estuprador em série de Goiás. Já são mais de 30 vítimas confirmadas e a investigação continua. “Represento hoje 40 policiais e quatro delegados que trabalharam diuturnamente para prender esse estuprador. É uma alegria e satisfação receber essa medalha. Acho que é uma forma do Estado reconhecer o trabalho feito, a dedicação da equipe”.

Já o 2º sargento Carlos Alexandre Lemos Morais, de Morrinhos, foi condecorado por ter participado de uma operação que apreendeu quatro toneladas de drogas em Jataí. Dois suspeitos foram presos na ocorrência, registrada em abril. “Além da motivação extra, essa homenagem comprova que nosso trabalho é observado”, ressaltou o PM. A operação elevou os dados registrados pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO). Somente este ano, já foram 53,6 toneladas de drogas apreendidas e uma série de traficantes retirados de circulação.

O Governo de Goiás também homenageou 17 servidores não necessariamente ligados à SSP-GO, mas que contribuíram com o trabalho das forças policiais. É o caso, por exemplo, do presidente do Detran Goiás, Marcos Roberto Silva. Ele colaborou no fornecimento de informações durante a operação policial que apurou esquemas fraudulentos milionários na autarquia, ocorridos na gestão anterior. Ainda, a secretária de Comunicação, Valéria Torres, e a gerente de Comunicação Interna e Externa, Daniela Martins, que atuaram na divulgação das operações policiais, levando as informações a toda sociedade goiana ao longo do ano.

Titular da SSP-GO, Rodney Miranda (à direita na imagem acima) explicou que a seleção dos homenageados seguiu critérios técnicos e operacionais, tendo como base as ocorrências atendidas. E estendeu os cumprimentos a todo efetivo da pasta, que se doa na luta incessante contra a criminalidade. “Os resultados de redução à violência são visíveis. O reconhecimento da nossa população, mais ainda. Estamos cumprindo o que foi determinado pelo governador Ronaldo Caiado: estamos gradativamente devolvendo Goiás aos goianos”, frisou o secretário.

Ainda durante a solenidade, a primeira-dama Gracinha Caiado foi reconhecida como a madrinha das forças de segurança pública. Em resposta à homenagem, ela resumiu a atuação da SSP-GO descrevendo o sentimento que percebe ao visitar as cidades goianas e conversar com as pessoas. “No lugar do medo, brotou a certeza de que em Goiás se pode viver em paz e em segurança”, resumiu. Gracinha classificou o evento como celebração à vida. “Meu orgulho em ser madrinha é por saber que o trabalho de vocês faz de Goiás um Estado melhor e mais seguro”.

Participaram do evento o secretário de Estado da Casa Militar, coronel Luiz Carlos de Alencar; a Secretária de Estado da Comunicação, Valéria Torres; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato Brum dos Santos; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos;o delegado-geral da Polícia Civil, Odair José Soares; o presidente do Detran, Marcos Roberto Silva; o superintendente da Polícia Técnico Científica, Marcos Egberto Brasil De Melo; o procurador do Estado, Cleuber Barbosa das Neves; e os promotores de Justiça Juan Borges de Abreu e Paulo Eduardo Penna Prado.

Fotos: Lucas Diener e Octacílio Queiroz

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Related Articles