Estado

Agronegócio é responsável por 70,6% das exportações goianas em outubro

Em sua terceira edição, o Boletim Agro em Dados traz números sobre comércio exterior, emprego, safra, entre outros

Com saldo superavitário de US$ 294,815 milhões em outubro de 2019, Goiás participou de 24,4% da balança comercial brasileira. No Estado, o agronegócio foi responsável por 70,6% das exportações goianas. Entre as atividades que registraram crescimento na exportação, de setembro para outubro, estão algodão (72,7%), carne bovina (60,4%) e complexo soja (37,9%).

Essas estatísticas positivas do setor integram a terceira edição do Boletim Agro em Dados, divulgado nesta segunda-feira, dia 2, pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Elaborado pela Gerência de Inteligência de Mercado da Superintendência de Produção Rural Sustentável da Seapa, com apoio da Comunicação Setorial da Secretaria, o informativo mensal reúne os dados dos principais institutos de pesquisa e bases de dados do agronegócio brasileiro, com o recorte para o Estado de Goiás.

Nesta terceira edição, as estatísticas são referentes ao mês de outubro e ao acumulado do ano de 2019, assim como comparativo com anos anteriores. É o caso do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e do Estado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no qual Goiás teve boa colocação, contribuindo sobremaneira para alavancar a economia nacional.

O setor agropecuário goiano apresentou variação em volume no PIB de 19,2%, em 2017, e contribuiu para que a economia em Goiás voltasse a crescer após dois anos de recuos consecutivos em 2015 e 2016. Segundo as estatísticas divulgadas, o PIB do Estado de Goiás atingiu R$ 191,90 bilhões em 2017, com variação de 2,3% no volume, em relação a 2016.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o boletim foi criado para facilitar o entendimento e a tomada de decisão do produtor rural frente ao cenário econômico e produtivo do País e do Estado. “O Agro em Dados tem buscado se aperfeiçoar a cada edição. Com essa ferramenta, o Governo de Goiás busca trazer informações de qualidade, ao mesmo tempo em que divulga seus principais resultados no setor agropecuário para produtores e empresários ligados ao setor agropecuário, líderes empresariais, setor público e possíveis investidores para o Estado”, destaca.

Novidade

A novidade desta edição é a publicação de informações sobre as jurisdicionadas à Seapa – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás). São desde números sobre assessoramento aos produtores rurais na elaboração de projetos de acesso ao crédito rural, destaques na fiscalização vegetal até volume comercializado na Ceasa.

“Os números revelam a importância do trabalho executado por cada uma das jurisdicionadas para o incremento da economia e da renda do Estado de Goiás. Temos a convicção de que um Estado forte se constrói com a união de todos, com decisões inteligentes, políticas públicas sólidas e trabalho árduo e contínuo na execução de ações sistematizadas, requisitos esses fundamentais dentro do plano de governo do nosso governador Ronaldo Caiado para a melhoria de todo o Estado”, ressalta o secretário Antônio Carlos.

Agro em Dados – Dezembro 2019 está disponível no site da Seapa: www.agricultura.go.gov.br.

Comunicação Setorial da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Related Articles