Estado

Sustentabilidade será o pilar do plano de desenvolvimento do Nordeste goiano

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, acompanhou o governador Ronaldo Caiado, na última sexta-feira, dia 29,  em audiência pública da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, no Parque Estadual de Terra Ronca, em São Domingos. A secretária destacou o plano de desenvolvimento do Governo de Goiás para o Nordeste Goiano, principalmente a integração entre meio ambiente e turismo para aproveitar as belezas naturais da região.

“Com todo o planejamento feito pelo Governo de Goiás, de inserção de Terra Ronca no circuito turístico, acreditamos que em dois anos já poderemos ter um notável crescimento de emprego e renda nos municípios da região”, disse.

A titular da Semad explicou que a pasta trabalha atualmente em três frentes dentro do plano do Estado para a região. Em primeiro lugar, a equipe técnica está em processo avançado de elaboração do Plano de Manejo do parque, que permitirá a chegada dos recursos federais destinados por emendas da bancada goiana na Câmara dos Deputados. O acompanhamento destes investimentos é a segunda etapa, com a realização de obras de infraestrutura na região, para facilitar o turismo e a instalação de empresas ligadas ao setor, além de futuras concessões de administração e uso do parque.

Por fim, Andréa Vulcanis garantiu que o Estado irá finalizar o processo de indenização dos proprietários de áreas do parque, que se arrasta há anos. “Com certeza é a questão mais sensível, com mais da metade das áreas indenizáveis sem pagamento. Iremos abrir edital para que proprietários rurais do Estado com passivo de Reserva Legal possam se regularizar através do pagamento dessas indenizações”, afirmou.

A secretária estará na região no próximo dia 07 de dezembro para conversar com proprietários e autoridades locais e definir os últimos detalhes dos processos que envolvem a gestão ambiental do Estado.

O governador Ronaldo Caiado destacou em discurso que o desenvolvimento dos 50 municípios com menor índice de desenvolvimento humano de Goiás é uma das prioridades de sua gestão. “É um compromisso social que nós temos, de governar para todos os goianos, em especial para quem mais precisa, seja no Norte, no Entorno, no Nordeste goiano. Temos responsabilidade com cada um desses municípios”, afirmou. Caiado fez questão de apontar que, a partir de agora, os incentivos fiscais do governo só deverão ser autorizados para estabelecimentos que se instalem nas regiões mais carentes. “Não podemos mais admitir ilhas de desenvolvimento no Estado, onde poucas cidades se beneficiam e uma extensão enorme fica na pobreza”, disse.

Segundo a secretária Andréa Vulcanis, a prioridade do Estado é desenvolver as regiões mais carentes com sustentabilidade. “O meio ambiente deve ser tratado com seriedade, seja na exploração ou na preservação. Precisamos desenvolver os municípios do Estado sempre de mãos dadas com a sustentabilidade. Acreditamos que só desenvolvimento econômico sustentável é capaz de fomentar a preservação ambiental”, afirma.

A secretária fez um convite para os goianos conhecerem a região de Terra Ronca, considerado um dos maiores complexos de grutas e cavernas do mundo. “Terra Ronca é um tesouro mundial, um parque único e com belezas naturais impressionantes. Com a melhoria de infraestrutura que estamos promovendo no parque, reforço o convite para que todos os goianos venham conhecer a região, com um turismo qualificado e sustentável”, disse.

Secom – Governo de Goiás

Related Articles