Câmara de Senador Canedo

Vereadores Jovens foram diplomados na Câmara Municipal

Esta foi mais uma etapa do projeto Parlamento Jovem, que levará estes alunos a conduzir uma sessão plenária

Os alunos vencedores das eleições do projeto Parlamento Jovem, realizadas no Colégio Estadual João Carneiro foram diplomados na Câmara Municipal de Senador Canedo nesta quarta, 20. A cerimônia é mais uma etapa do Projeto Parlamento Jovem, idealizado pelo presidente da Câmara, Dr. Reinaldo Alves, e teve a presença de estudantes, professores, prefeito Divino Lemes e os vereadores Ronaldo da Feira, Marcelita Manze, Roberto Moreira (BETIM) e Luiz Mário Lisboa (Luiz da Saúde).

Dr. Reinaldo Alves afirma que esta solenidade é um marco histórico em Senador Canedo, que irá mudar a visão de cidadania entre os jovens estudantes. O Projeto Parlamento Jovem foi instituído por meio da Lei Nº 2.183/2019, e tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante a participação numa jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, com diplomação e exercício.

O diretor do Colégio, professor Edimar Pereira cita que sentiu se lisonjeado em poder participar do projeto e reforça que todo o corpo docente da escola abraçou e fez acontecer. “Nossos professores se engajaram, procuraram entender o máximo possível sobre o Poder Legislativo para transmitir isso aos alunos, este fator aliado às palestras do presidente na escola elevaram todo este momento”, comenta.

Os candidatos que não obtiveram vitória também foram diplomados, com certificado de suplente, e os professores, coordenadores e diretor premiados com certificado de Honra ao Mérito, pela dedicação em fazer o Parlamento Jovem acontecer.

Próximo passo

O presidente reforça que a próxima etapa será a capacitação dos alunos vencedores, que irão ter orientações sobre todas as atribuições do vereador, e serem preparado para exercer suas funções em uma sessão plenária. “Minha ideia é que cada vereador adote um dos parlamentares jovens para melhor orientar e se envolver, para ter uma grande participação neste processo, mas ainda estamos estudando melhor como será esta etapa”, salienta.

 Como foram as eleições

O processo eleitoral contou com a participação de 36 candidatos, dos quais 12 mulheres e 22 homens, que disputaram 13 vagas, número de cadeiras na Câmara Municipal de Senador Canedo. Para a disputa foram criados três partidos, sendo eles: Partido Jatobá Forte (PJF), Partido Ipê Florido (PIF) e Partido Angico Nobre (PAN).

A primeira fase do Projeto Parlamento Jovem se deu por meio de palestras sobre o que é Democracia Representativa e o papel do Poder Legislativo para professores e estudantes, ministradas pelo presidente da Câmara e autor desta iniciativa, Dr. Reinaldo Alves.

O Projeto Parlamento Jovem foi instituído por meio da Lei Nº 2.183/2019, e tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante a participação numa jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, com diplomação e exercício. (Assessoria de Comunicação da Câmara)

Related Articles