Entretenimento

Troféu Buritis homenageia personalidades que promovem cultura

Prêmio foi entregue na noite desta segunda-feira (18/11) em solenidade marcada por agradecimentos e emoção

A noite desta segunda-feira (18/11) foi marcada pela solenidade de entrega do Troféu Buritis, prêmio idealizado pelo Conselho Municipal de Cultura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). O evento, realizado no Centro Cultural da UFG, reuniu homenageados de diversos setores que contribuíram para o progresso e destaque da cultura goiana em 2019.

“Conseguimos juntar aqui importantes nomes que se dedicam ao trabalho cultural e outros que reconhecem o valor da cultura para a sociedade. O Troféu Buritis é um reconhecimento do munícipio, da prefeitura, por isso, e eu fico muito honrado em ser o secretário de Cultura enquanto são esses nomes os homenageados e são esses os membros do Conselho Municipal de Cultura. Vivemos uma época de conflitos, transições e com toda essa avalanche de coisas e a área cultural tem sobrevivido em Goiânia com muita dignidade”, ressaltou o secretário Kleber Adorno.

Uma das homenageadas foi a artista plástica Rosy Cardoso. Emocionada em receber o troféu, ela destacou a importância do trabalho na área cultural. “Agradeço imensamente por receber este prêmio. Agradeço ao secretário Kleber Adorno, que ao lado do Conselho tanto trabalha e defende a Cultura em Goiânia. Quando nós trabalhamos com amor, com a arte, não esperamos receber troféu, ficamos felizes somente em espalhar amor e receber amor de volta. Este é o nosso principal trabalho e hoje estamos aqui recebendo prestígio e amor”, afirmou.

Quem também se emocionou com o reconhecimento ao receber o Troféu Buritis foi Salma Saddi, que esteve por anos à frente Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás. “Agradeço muito por estar aqui. Agradeço a cada um que soube reconhecer o meu trabalho e o quanto o Iphan sempre lutou pela Cultura. Este troféu não é só meu, mas sim de todos os meus amigos e familiares”, afirmou.

Confira os homenageados da noite:

Artes Visuais: Associação Goiana de Artes Visuais
Música: maestro Estércio Marques
Teatro: Cia de Teatro Nu Escuro
Literatura: Valdivino Braz
Dança: Giro 8 Cia de Dança
Áudio Visual: Robney Bruno
Circo: Encontro Goiano de Malabares e Circo
3º Setor: Instituto Cultural Sicoob UniCentro Brasileira
Humanidade e Abrangências Culturais: Rosy Cardoso
Patrimônio Histórico: Salma Saddi.

O evento também ofereceu menções honrosas aos apoiadores da Cultura: Monique Avena, Jornal O Hoje, e Revista Bula – Carlos Willian. O Prêmio Buritis foi instituído em 2013, por iniciativa do Conselho Municipal de Cultura, como uma forma de homenagear todos aqueles que contribuíram para a cultura goianiense com ações positivas em diversas áreas, projetando o nome da cidade no cenário local, regional e nacional.

Lívia Máximo, editoria de Cultura

Related Articles