Câmara de Senador Canedo

Câmara realiza eleições do Parlamento Jovem

Projeto de autoria do presidente da Câmara, dr. Reinaldo Alves, está sendo realizado em parceria com Colégio Estadual João Carneiro, com foco em levar conhecimento sobre a democracia participativa e promover cidadania.

Foram realizadas no dia último dia 14, quinta-feira, as eleições que escolheram os 13 jovens que serão vereadores pelo projeto Parlamento Jovem. Participaram alunos do Colégio Estadual João Carneiro dos Santos, onde 36 estudantes se candidataram a 13 vagas, e irão participar da sessão solene do dia 20 de novembro na Câmara Municipal.

Dr. Reinaldo Alves afirma estar muito feliz com o engajamento que o projeto teve do corpo docente e dos alunos do João Carneiro dos Santos. “Foi mais uma etapa deste processo histórico em Senador Canedo, o diretor da unidade Edimar Pereira e todos se empenharam muito, e os alunos abraçaram. Tivemos mais de 89% deles votando, isso mostra que aprovaram a ideia”, reforça.

Dr. Reinaldo comenta que o Parlamento Jovem tem o objetivo de expandir os conhecimentos sobre o processo político a jovens da rede pública na cidade, trazendo informações de como funciona o Poder Legislativo. “Foi muito prazeroso falar aos estudantes sobre as atribuições do Poder Legislativo, pois sanamos muitas dúvidas. Foi um debate de alto nível, creio que um dos momentos mais especiais que tive como parlamentar”, comenta.

Os 13 alunos vencedores irão comandar uma Sessão Legislativa, onde vão apresentar projetos de leis, requerimentos, ofícios e outras atividades parlamentares.

O diretor e professor Edimar Pereira cita que participar deste projeto pioneiro em Senador Canedo foi honroso, pois, segundo ele, geralmente as escolas estaduais na cidade são ignoradas quando se trabalha projetos sociais. Edimar reforça que a participação dos jovens na politica é algo necessário, então levar essa informação e os fazer adquirirem vontade de participar do processo é um legado gigantesco para a cidade.

Sobre o Parlamento Jovem

O Projeto Parlamento Jovem foi instituído por meio da Lei Nº 2.183/2019, e tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante a participação numa jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, com diplomação e exercício.

Related Articles