Estado

Seminário vai discutir importância da inclusão e da acessibilidade

Com o objetivo de discutir a temática da inclusão e acessibilidade em instituição de ensino tecnológico em artes, contribuindo para uma abertura incondicional às diferenças, num espaço de formação para o mundo do trabalho a Coordenação de Arte e Inclusão do Itego em Artes Basileu França promove o Seminário “Arte, Inclusão e Acessibilidade: Dificuldades e Possibilidades Pedagógicas”, no dia 12, terça-feira, das 8h30 às 21h40, no Teatro-Escola Basileu França, com apoio do Instituto Arte e Inclusão (INAI) e do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica.

A entrada é gratuita e as inscrições poderão ser feitas no site www.basileufranca.com.br. O evento é direcionado a pesquisadores da área, professores, coordenadores, familiares e pessoas com deficiência, comunidade e interessados em discutir sobre inclusão, acessibilidade, formação profissional e arte.

Segundo a Coordenadora da área de Arte e Inclusão do Basileu França, Gilvana Machado, todas as pessoas que têm potencialidades para o mundo da arte devem ter acesso a ela, independentemente de ter uma deficiência ou de pertencer a uma classe social, etnia ou grupo específico.

Gilvana Machado: “Todas as pessoas que têm potencialiddes para o mundo da arte devem er acesso a ela, independentemente de ter uma deficiência ou de pertencer a uma classe social, etnia ou grupo específico

“Esse seminário será muito importante, pois vamos discutir várias questões ligadas às pessoas com deficiência e à inclusão dos ‘diferentes’ dentro da nossa instituição. Afinal, o Basileu França é uma referência na formação em artes. Por isso, acredito que esse debate precisa ganhar cada vez mais espaço, uma vez que incluir as pessoas com deficiência é uma lei federal que precisa ser adequada a todas as instituições e níveis de ensino, ou seja, os cursos precisam acolheras pessoas com deficiência (PcD). Conviver com as diferenças em qualquer ambiente é algo que necessita ser aprendido e valorizado por nós enquanto seres humanos”, destaca a coordenadora.

Confira a programação completa:

Matutino
08h30 – Credenciamento e Coffee Break
09:00 – Abertura Oficial
09:20 às 12h – Mesa Redonda:“Educação Profissional e a Pessoa com Deficiência”. Na oportunidade serão discutidos os seguintes temas: O aspecto legal do direito à educação e o mundo do trabalho ao PcD; A experiência acerca do atendimento ao estudante com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação nas instituições de educação; Política de Inclusão e Acessibilidade no ITEGO em Artes Basileu França e As diretrizes e aplicabilidade das políticas públicas na educação profissional ao PcD.

A mesa de debates terá a participação da Ex-vereadora Cidinha Siqueira da SEDS; da Profa. Dra. Vanessa Helena Santana da UFG; Profa. Ms. Lóide Magalhães- Diretora do ITEGO em Artes Basileu França; Profa. Ms.Francis Otto- Presidente do INAI (Mediadora) e Adriana Barufaldi Bertoldi- Gestora Nacional do Programa SENAI de Ações Inclusivas.

Vespertino
15:00 – Ensaio aberto do Espetáculo Boca Oca (Grupo NAIBF e INAI)

Noturno
18h às 20:20– Mesa Redonda: “Relato de experiências inclusivas no campo das artes”
Dançando com a Diferença – Profa. Dra. MarliniDornelisda UFG; Teatro Berorrokan – Profo. Esp. Thiago Santana e Artes Visuais- Profa. Eliane Paniago do Itego em Artes Basileu França
20:30 às 21:40 – Palestra“Acessibilidade e Arte” com o Prof°. Esp. Thiago Santana

Serviço:
Seminário- Arte, Inclusão e Acessibilidade: Dificuldades e Possibilidades Pedagógicas
Dia:12 de novembro
Horário:8h30 às 21h40
Local: Teatro-Escola Basileu França

Mais informações:  (62) 3988-8954

Related Articles