EntretenimentoGoiâniaSaúde

Viva a Praça Cívica recebe 1ª Corrida e Caminhada do Coração e 3ª Pan Kids

Evento será realizado no dia 17 de novembro na Praça Cívica. Renda das inscrições será revertida para o Cerfis, unidade do Hospital Materno-Infantil

 

A Vice-Governadoria de Goiás está apoiando a 1ª edição da Corrida e Caminhada do Coração e 3ª edição da corrida inclusiva Pan Kids, que serão realizadas no domingo, dia 17 de novembro , dentro do Projeto Viva a Praça, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Associação Goiana de Esclerose Múltipla Nacional, em conjunto com a Unimed Goiânia, Instituto Avon e apoio técnico IceSports. A concentração do evento será na Praça Cívica, às 7 horas.

A renda das inscrições será revertida para o Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas (Cerfis), do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), unidade da SES-GO, que faz um trabalho de reabilitação para crianças nascidas com fissuras labiopalatinas. Atualmente, mais de seis mil pacientes estão cadastrados na instituição. O trabalho na unidade é realizado em diversas etapas, que envolvem cirurgias plásticas reparadoras, cirurgias odontológicas e acompanhamento odontológico, fonoaudiológico e psicológico específicos para cada paciente.

As inscrições podem ser feitas no site www.ativo.com . Os valores que variam de R$ 50 a R$ 100, conforme categoria, contemplando kits variados com camiseta, medalha, sacola, viseira e chip. Os servidores públicos estaduais interessados em participar terão desconto especial. Para a Pan Kids, podem participar crianças de todas as idades, inclusive bebês em percurso para engatinhar, e ainda, crianças com necessidades especiais que vão participar de percursos especialmente preparados para o esporte inclusivo.

Correr pelo Cerfis

Desde 1990, a unidade atende portadores de fissuras labiopalatinas, uma deformidade que compromete o lábio superior, a arcada dentária e o céu da boca, dificultando a respiração e a mastigação. No Cerfis, ligado ao Hospital Materno Infantil, os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar que trabalha para reabilitá-los biopsicossocialmente.

Segundo a diretora do HMI, Sara Gardênia, o Cerfis necessita desse apoio para adquirir equipamentos e outros insumos e assim, proporcionar ainda mais qualidade e suporte adequado aos pacientes. “Nossa equipe é extremamente dedicada e tem prestado um serviço fantástico na reabilitação de nossos pacientes. Esse apoio é muito importante para nós, pois poderemos fazer o incremento de alguns equipamentos especiais”, explica.

O vice-governador Lincoln Tejota tem trabalhado para mobilizar as pessoas a participarem do evento. No início do mês, ele esteve no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), também unidade da SES-GO, para convidar pacientes, familiares e colaboradores do hospital para a ação. Diretores de unidades de saúde, gestores de Organizações Sociais e representantes de várias pastas do governo estadual acompanharam a visita.

Durante o último Viva a Praça especial em comemoração ao Dia do Servidor Público, ele convidou a todos os servidores e população para apoiarem a causa e, ainda, prevenir os riscos de doenças cardiovasculares, caminhando ou correndo. Ele incentivou também as crianças a aderirem à corrida Pan Kids. Atrações como o Robozão, shows musicais, brinquedos, massagens e muita animação estão previstos para o dia da Corrida.

Parceiros

A corrida ainda conta com o apoio da Sociedade Goiana de Pediatria, Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás (SindGESTOR) e de outros seguimentos da sociedade como Abelha Rainha, Ki legal Brindes, DCCO, Drogasil, Lions Clube, Clínica de Excelência Em Estudos Neurológicos (CLEEN), além dos grupos de corridas Loucos por Medalhas, Goiânia Runner e Inhumas Runner.

Related Articles