Política

Quinta edição do programa Alego Ativa, neste sábado, 19, leva benefícios à população de Catalão

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REALIZA A 5ª EDIÇÃO DO ALEGO ATIVA NESTE SÁBADO, 19, EM CATALÃO. A COMUNIDADE TERÁ ACESSO GRATUITO A SERVIÇOS DIVERSOS NAS ÁREAS JURÍDICA E DE SAÚDE, ALÉM DE APRESENTAÇÕES CULTURAIS DE ARTISTAS DA REGIÃO E ATIVIDADES DE ENTRETENIMENTO E LAZER PARA CRIANÇAS E ADULTOS. O EVENTO TERÁ LUGAR NA SEDE DO SENAC, NO CENTRO. O ALEGO ATIVA É UMA INICIATIVA DA MESA DIRETORA DA 19ª LEGISLATURA, PRESIDIDA PELO DEPUTADO LISSAUER VIEIRA, COM A FINALIDADE DE AMPLIAR A REPRESENTATIVIDADE DO LEGISLATIVO GOIANO E O ENVOLVIMENTO DELE COM A SOCIEDADE. LISSAUER DESTACA O PROJETO COMO “FUNDAMENTAL PARA QUE OS PARLAMENTARES OUÇAM A POPULAÇÃO, IDENTIFIQUEM AS NECESSIDADES DAS CIDADES E, POSTERIORMENTE, DISCUTAM, PLANEJEM E LEVEM POLÍTICAS PÚBLICAS EFETIVAS PARA A SOCIEDADE”.

A Assembleia Legislativa realiza a quinta edição do Alego Ativa neste sábado, 19, em Catalão, município situado a 250 km da Capital, e que, segundo estatísticas recentes, já soma mais de 106 mil habitantes. O evento terá lugar na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), localizada no Centro, e será realizado das 8 às 18 horas. A cidade integra a base política do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que figura entre as autoridades anfitriãs da edição.

O Alego Ativa é uma iniciativa da Mesa Diretora desta 19ª Legislatura, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSB), o qual fará a abertura do evento, e tem parceria com diversas instituições públicas e privadas. Trata-se de um programa itinerante de assistência social que tem a finalidade de ampliar a representatividade do Legislativo goiano e o envolvimento dele com a sociedade.

O presidente enxerga o projeto como “fundamental para que os parlamentares estaduais ouçam a população, as lideranças políticas, identifiquem as necessidades das cidades e, posteriormente, discutam, planejem e levem políticas públicas efetivas para a sociedade”.

Nesta edição, serão oferecidos diversos atendimentos gratuitos nas áreas jurídica e de saúde. Durante todo o evento, o público contará com apresentações culturais de artistas da região e com atividades de entretenimento e lazer para crianças e adultos. A comunidade também poderá levar para casa mudas de plantas do Cerrado oferecidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad).

Vários parceiros da Assembleia oferecerão cursos de treinamento e qualificação profissional. Serão ministrados os cursos “Como agir de maneira empreendedora”, que será ofertado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); “Noções básicas de manutenção automotiva para mulheres”, “Produção de produtos de limpeza” e “Segurança alimentar”, que ficarão por conta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A Escola do Legislativo da Alego ministrará o curso “Excelência no atendimento ao público”; a temática “Comunicação e redes sociais” também será oferecida; já o tema “Prestação de contas” ficará por conta do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O Senac realizará palestras com as temáticas “Prevenção contra o câncer” e “Higienização facial e aplicação de protetor solar”. A programação também inclui um aulão preparatório.

De acordo com o diretor de Assuntos Institucionais do Parlamento goiano, Simeyzon Silveira, responsável pela execução do programa, cada edição do Alego Ativa é planejada para atender a demandas pontuais e vulneráveis do município, no intuito de que os atendimentos realizados oportunizem um resultado imediato. “A gente define com os nossos parceiros, juntamente à Prefeitura e à Câmara Municipal da cidade que receberá a edição, quais são as áreas que nós precisamos atingir”, explica.

Related Articles