Estado

Procon divulga ranking de atendimentos e reclamações de setembro

Telefônicas lideram a lista

O Procon Goiás divulga o ranking das empresas que tiveram o maior número de atendimentos registrados junto ao órgão durante o mês de setembro/2019. A campeã do Ranking Atendimentos foi a Telefônica Brasil S/A, com 371 atendimentos, seguida da Oi S/A , com 328 registros, e TIM S/A, com 258 atendimentos, no Ranking Atendimentos.

Já a segunda relação, denominada Ranking de Processos Instaurados, em primeiro lugar, aparece a Caixa Econômica Federal, com 17 registros. A companhia aérea Avianca (Oceanair Linhas Aéreas) figura em 2º lugar (15 processos) devido aos transtornos causados pelo processo de recuperação judicial e em terceiro, está o MercadoPago.com Representações Ltda.

A lista é composta por duas tabelas: a primeira, denominada “Ranking Atendimentos”, é composta por todos os atendimentos prestados, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.

A segunda relação, denominada Ranking de Processos Instaurados, é composta pelos processos administrativos instaurados, ou seja, pelas empresas que esgotaram todas as tratativas pré-processuais. (Nota: no total do conglomerado Claro S/A é agregado os totais de telefonia móvel, TV por Assinatura (NET) e telefonia fixa).

Prestação de serviço

A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon Goiás e objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento ao cidadão.

Com a publicação mensal dos rankings, o órgão quer fazer com que os consumidores avaliem os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa. A partir dos dados é possível levar ao conhecimento público quantos atendimentos, quantas reclamações (processos) e qual a representatividade disto na estatística do órgão.

Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada.

Related Articles