EstadoSaúde

Regiões de Saúde de Goiás recebem tutoria do Conass

Regiões de Saúde de Goiás recebem tutoria do Conass

Apoiadores do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) executam, até 13 esta sexta-feira, tutoria compartilhada com representantes estaduais da Planificação da Atenção à Saúde em municípios de algumas Regiões de Saúde de Goiás. Os tutores prestarão apoio técnico operacional e educacional aos municípios para o desenvolvimento de processos de trabalho com o objetivo de fortalecer a atenção primária e secundária à saúde, dentro do projeto da Planificação da Atenção à Saúde. Os trabalhos começaram nesta segunda-feira, dia 9.

Nessa etapa participarão da tutoria os municípios de Campo Limpo, Anápolis, Cocalzinho de Goiás e Pirenópolis, da Região Pireneus, com a enfermeira e tutora do Conass, Sônia Maria Souza. Os municípios de Abadia de Goiás, Nerópolis, Itauçu e Nova Veneza, da Região de Saúde Central, com a tutoria da médica do Conass, Ana Angélica Menezes. E os municípios de Sanclerlândia e São Luis de Montes Belos, da Região de Saúde Oeste II, com a assistente social e tutora do Conass, Maria Ângela Leite Chaves.

Nesta quarta-feira uma reunião de representantes do Conass e da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) irá definir as ações da tutoria da Planificação da Atenção à Saúde no território, entre outras pautas. Na sexta-feira, cumprindo mais uma etapa do Termo de Cooperação Técnica firmado com Goiás, a equipe de apoiadoras do Conass coordenará alinhamento técnico e gerencial para os tutores estaduais da Planificação da Atenção à Saúde.

“O objetivo é fomentar ações e serviços de qualidade organizados em redes assistenciais, com acesso oportuno pelo cidadão”, explica a coordenadora geral da Planificação da Atenção à Saúde da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAIS), Magda Lúcia Reges da Silva Barros.

Planificação da Atenção à Saúde

É um Instrumento de Gestão e Organização da Atenção Primária e da Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde desenvolvido por meio de parceria da SES-GO com o CONASS. O objetivo é reorganizar o processo de trabalho; além de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas Unidades de Saúde em todo o Estado.

As principais ações da planificação são a qualificação dos profissionais que atuam na Atenção à Saúde nos 246 municípios goianos, num processo de educação permanente, por meio de oficinas teóricas da Planificação da Atenção à Saúde, e oficinas tutoriais, que colocam a teoria em prática.

Related Articles