EntretenimentoGoiânia

1ª Corrida de Rua da Alego supera expectativas e vira festa popular, com público de mais de 3 mil pessoas

EVENTO REALIZADO NESSE DOMINGO, 1º DE SETEMBRO, EM PROL DO HOSPITAL ARAÚJO JORGE, TEVE PAPEL FUNDAMENTAL NA APROXIMAÇÃO DA SOCIEDADE COM O PODER LEGISLATIVO, SEGUNDO PRESIDENTE DA CASA, DEPUTADO LISSAUER VIEIRA. “FOI UM SUCESSO TOTAL”, FESTEJOU LISSAUER. PARLAMENTARES E SERVIDORES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA COMEMORAM INCENTIVO PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS, RESULTADOS ALCANÇADOS NA PROVA E ESPERAM NOVAS EDIÇÕES DA CORRIDA. PRESTIGIARAM O EVENTO OS DEPUTADOS DELEGADO EDUARDO PRADO, CORONEL ADAILTON, WAGNER NETO, TIÃO CAROÇO, CAIRO SALIM, DELEGADO HUMBERTO TEÓFILO E HELIO DE SOUSA. MAIS DE 3 MIL PESSOAS PARTICIPARAM DA INICIATIVA, QUE ARRECADOU MAIS DE R$ 21 MIL, REPASSADOS AO HOSPITAL ARAÚJO JORGE.

A 1ª Corrida de Rua da Alego, na realizada manhã desse domingo, 1º de setembro, superou a expectativa. O evento, que integra a programação do projeto Viver Bem Alego, contou com quase 2 mil inscritos, mas o número de participantes ultrapassou 3 mil pessoas. Realizado em prol do Hospital Araújo Jorge, com destinação de 30% do valor das inscrições à unidade de saúde, a corrida arrecadou ainda R$ 21.474 entregues ao hospital durante o evento. 

Na avaliação do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer Vieira (PSB), o evento foi muito bem divulgado. “Um sucesso total. Vocês estão vendo a alegria das pessoas”, comemorou. O presidente da Alego disse que o evento foi importantíssimo para integrar os funcionários da Assembleia, para chamar a população para perto do Poder Legislativo, principalmente por conta da solidariedade. O chefe do Legislativo salientou, também, o incentivo à prática esportiva. “Continuaremos a fazer eventos semelhantes mensalmente. O projeto não para por aí, uma corrida por ano será realizada”, adiantou.

Lissauer salientou ainda que a Assembleia tem trabalhado para integrar a população com a realização de eventos importantes como o Arraiá Solidário, que teve a renda revertida à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Goiânia e, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, a revitalização do Bosque dos Buritis. “O Legislativo precisa estar próximo da população”, afirmou.

O diretor de Planejamento Estratégico da Alego, André Ariza Naves, salientou os números alcançados pela Corrida de Rua. Com uma participação de competidores de outras localidades, o evento também contou com grupos da Marinha, Exército, Aeronáutica, além dos Bombeiros. “A corrida foi um sucesso”, festejou.

Chefe da Seção de Atividades Culturais, Lousanne de Paula ressaltou o ineditismo da iniciativa. “Ver o Poder Legislativo reunir essa quantidade de pessoas, é algo que jamais aconteceu. Acredito que seja um marco”, comemorou. Lousanne destacou ainda a importância do evento que uniu a solidariedade ao trabalho em prol da saúde, com o esporte e o lazer.

A corrida foi prestigiada pelos deputados Delegado Eduardo Prado (PV), Coronel Adailton (PP), Wagner Neto (Pros), Tião Caroço (PSDB), Cairo Salim (Pros), Delegado Humberto Teófilo (PSL) e Helio de Sousa (PSDB).

Treino e superação

Durante o mês de agosto, a Alego promoveu diversas atividades para auxiliar o preparo físico dos participantes da corrida, dentre elas aulões preparatórios, palestras com atletas e nutricionistas, todas gratuitas. Os corredores também foram incentivados a compartilhar nas redes sociais o andamento dos próprios treinos para que pudessem inspirar outras pessoas. Foi o caso de deputado Delegado Humberto Teófilo, que postou diversos vídeos e fotos com a rotina de exercícios físicos feitos pela manhã. Nesse domingo, o parlamentar completou o percurso de quatro quilômetros.

“Sempre gostei muito de correr, quando adolescente cheguei a participar de provas de atletismo. Procuro fazer atividade física pelo menos três vezes na semana, principalmente corrida, que é o que mais gosto. Já participei de corridas, mas fazia tempo que não participava de outra competição. A Corrida da Alego me motivou a retornar com mais gás aos treinos. Na próxima vou fazer oito quilômetros”, contou o deputado, que se preparou com treinos em parques de Goiânia.

A assessora de imprensa do deputado Amauri Ribeiro (Patriota), Ludmilla Morais, teve na Corrida de Rua da Alego a consagração de uma mudança de estilo de vida iniciada em janeiro desse ano. “Fiz um compromisso comigo mesma. Prometi que ia me amar mais, me cuidar e levar uma vida mais saudável. Essa foi a minha primeira corrida de rua, oito quilômetros em 56 minutos. Já vinha correndo, mas nunca em uma competição. Não paro nunca mais”, disse. 

Ludmilla conta ter sentido dificuldades nas subidas durante o percurso, mas ficou tranquila para completar a prova devido a estrutura oferecida aos participantes. “O trajeto foi bem sinalizado, sempre tinha alguém da polícia legislativa ou da SMT [Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade] para nos ajudar, me senti segura com a assistência. Que venha a próxima a corrida.”

A Corrida de Rua da Alego também foi motivo de superação e muita comemoração para as assessoras do deputado Thiago Albernaz (SD), Danielle Reis e Ana Paula Dias, que fizeram um dobradinha no pódio para servidores da Alego, na categoria feminino de 18 a 29 anos do percurso de 4 km, ao ficarem em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Essa também foi a primeira competição das servidoras.

“Faço atividades físicas desde 2013, musculação, dança, muay thai, mas me preparei para corridas, especificamente, durante um mês e fiquei emocionada de ver o resultado”, conta Danielle. “Adorei a experiência, foi muito bem organizada e quero participar de outras corridas.”

Para Ana Paula, o resultado foi uma surpresa, já que não costuma praticar corrida. “Comecei a me preparar há pouco menos de um mês, correndo em esteira para melhorar meu condicionamento físico e tempo, me surpreendi com meu resultado.”

Segundo a servidora da Alego, outra surpresa foi a organização do evento. “Foi muito bem organizado. Os participantes contaram com água durante o percurso, Corpo de Bombeiros, massagens e alimentos após a corrida. Teve também apresentação musical”, avaliou, citando o show animado da banda Código 62.

O evento

Além dos percursos de 4 e 8 km, 1ª Corrida de Rua da Alego ofereceu aos participantes mais de dez atividades de esporte, saúde, lazer e bem-estar, com opções para adultos e crianças. Além de contar com categoria para participantes especiais. O evento teve largada exclusiva para a competidores com deficiências. O resultado da competição pode ser conferido no site do Chip Brasil.

A organização do evento também promoveu sorteios de uma moto zero-quilômetros, bicicleta, curso do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), mensalidade da Academia Melhor Idade, baterias portáteis, fones de ouvidos, cupons de desconto, cursos de línguas da Evolute e um kit churrasco da Boi Verde. Os municípios representados participaram do sorteio de uma academia ao ar livre. Ao final, quem levou os dois prêmios maiores — a academia e a moto — foi o município de Aporé.

Related Articles