Nacional

Técnicas para melhorar a pavimentação das ruas e estradas do país serão apresentadas em Workshop na Paving Expo 2019

Caterpillar e Sotreq também mostrarão casos bem-sucedidos de operações eficientes na área

A pavimentação de ruas e estradas é uma atividade que exige muita técnica e cuidados para garantir a qualidade, a durabilidade e a resistência do pavimento. Caso não sejam aplicados a metodologia e os equipamentos corretos, o resultado não será o ideal, acarretando, em um curto período de tempo, no aparecimento de rachaduras e buracos, que dificultam o trânsito no local, podendo causar prejuízos ao cidadão e oferecendo riscos maiores de acidentes aos motoristas e passageiros.

Além disso, haverá uma percepção negativa de que a manutenção e a reabilitação de ruas existentes não estão sendo feitas. Segundo Enrique Caceres, consultor de mercado para Produtos de Pavimentação na América Latina da Caterpillar, essa percepção tem relação direta com a durabilidade da obra após sua execução. “A cultura de “tapa buraco” de forma inadequada aumenta essa sensação da população, em função baixa vida útil que apresenta o pavimento. A definição da qualidade dos pavimentos toma em conta critérios quanto à análise da interação entre a condição do pavimento e da respetiva capacidade estrutural”, explica.

De acordo com Caceres, os principais cuidados para se ter uma boa pavimentação estão relacionados com a seleção do equipamento e entendimento das causas e efeitos sobre a forma de operação dessas máquinas. “A pavimentadora de asfalto dispõe de muitos recursos e funções, mas ao mesmo tempo, apresenta operação complexa. Por isso, treinamento é a palavra chave para uma operação correta com excelentes resultados”, analisa.

Para contribuir com a qualidade da pavimentação no país, a Caterpillar e Sotreq promoverão, no dia 28 de agosto, durante a Paving Expo & Conference South America 2019, o Workshop de Pavimentação: Pequenos investimentos, grandes resultados, a busca do “IRI” Eroutes – Sua obra na palma da mão. “Temos trabalhado bem próximo aos clientes para entender as dificuldades e frustrações encontradas na etapa de pavimentação. Ter um asfalto de qualidade exige muito cuidado e técnicas que precisam ser utilizadas. Assim, decidimos realizar esse workshop, como forma de contribuir com informação sobre as técnicas e conhecimentos adquiridos durante anos”, esclarece Ismael Eduardo Correa, consultor de Desenvolvimento de Mercados do Grupo Sotreq.

O Workshop tem o objetivo de levar informações sobre as boas práticas operacionais de pavimentação que podem resultar em melhor eficiência na operação, sem que haja a necessidade de se realizar grandes investimentos. Serão apresentados casos práticos de campo bem como será apresentado o uso da tecnologia como um facilitar desse tipo de obra e para o controle completo de toda a operação. Para se inscrever, acesse este link.

Entre os temas a serem abordados na programação estão princípios básicos de pavimentação, planejamento inicial, pavimentação com tamper e vibração, controles de nivelamento automático, práticas recomendadas, E’Routes e calculadora de pavimentação.

Para Paulo Roese, gerente de Território para Brasil, Paraguai e Uruguai da Caterpillar, o Brasil tem muitas oportunidades neste segmento. Porém, atualmente, devido a conjuntura econômica, a alocação de recursos é insuficiente para obras de construção, fiscalização e manutenção preventiva e corretiva de ruas e estradas nacionais, o que compromete a qualidade e a durabilidade dos pavimentos. “Outro fator é que, infelizmente, existe ainda no mercado a cultura do preço em detrimento da qualidade, da eficiência e do retorno sobre o investimento. Certamente, os equipamentos com mais recursos tecnológicos possibilitam mais benefícios”.

A Paving Expo & Conference South America 2019 acontece entre os dias 27 e 29 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Com a proposta de ser um evento inovador, terá uma série de atrações, desenvolvidas especialmente para proporcionar aos visitantes uma experiência completa relacionada ao setor: o Parque de Equipamentos, o Museu de Máquinas, o Live Paving, a Ilha das Startups, o Banco de Talentos e a Paving Conferece, que contará ainda com outros 16 eventos de conteúdo, promovidos por instituições governamentais e setoriais e empresas do segmento.

Para visitar a Paving 2019, basta realizar o credenciamento gratuito neste link.

Mais informações:
Paving Expo & Conference South America
Data: 27 a 29 de agosto de 2019
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP
Horário Exposição: 13h00 às 20h00
Horário Conferência: 10h00 às 18h00
https://pavingexpo.com.br/

Related Articles