Política

Zacharias Calil participa de seminário nacional em prol da Primeira Infância

Deputado, que é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância, afirma que a data de hoje foi um “dia histórico.”

“A justiça social começa na Primeira Infância.” Foi com essa frase que o deputado federal Dr. Zacharias Calil (DEM) avaliou a importância do Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Centro-Oeste, realizado na terça-feira (25) em Brasília. O deputado participou do evento, que foi realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e contou com importantes debates entre autoridades e especialistas.

“Este foi um marco histórico para a proteção da Primeira Infância no Brasil, com a assinatura de um compromisso pelas políticas públicas focadas nessa fase da vida. Minha trajetória como médico e político passa pela luta por melhores condições para a Primeira Infância.” Afirmou Zacharias.

Em Brasília, Zacharias faz parte da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância e é o coordenador e representante do Centro-Oeste dentro da Câmara Federal. Participaram do evento também os ministros da Cidadania, Osmar Terra; da Educação, Abraham Weintraub, e do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.

O Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Centro-Oeste teve como objetivo promover o diálogo entre os diversos atores responsáveis pela atenção à primeira infância da região Centro-Oeste. Conhecer a realidade local e sensibilizar os operadores do direito e as equipes técnicas em relação aos princípios e às diretrizes da legislação brasileira que tratam dessa temática, estão na pauta do Seminário.

Primeira Infância

É no período desde a gestação até os primeiros seis anos de vida – conhecido como Primeira Infância – que se forma a estrutura da arquitetura cerebral que corresponde ao desempenho das competências humanas. Elas vão se relacionar ao exercício da cidadania, dos comportamentos de usufruto dos bens culturais, identidade cultural, educação ao consumo saudável, relação sustentável com o meio ambiente e prevenção da violência.

Estudiosos afirmam que a promoção do desenvolvimento integral na primeira infância seja a melhor estratégia para alcance de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No entanto, as condições socioeconômicas e institucionais desfavoráveis a que se encontram submetidas milhares de crianças de até seis anos de idade no Brasil, constituem fatores de vulnerabilidade e risco ao usufruto dos direitos previstos na Constituição Federal.

Related Articles

Check Also

Close