Aparecida de Goiânia

Semma apreende seis carros com som automotivo no final de semana, em Aparecida

Agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) apreenderam neste fim de semana, seis veículos com som automotivo. As apreensões foram realizadas após denúncias de moradores por perturbação do sossego nos setores Serra Dourada, Cidade Vera Cruz, Jardim dos Buritis, Jardim Cascata, Vila Santa e Jardim dos Ipês.

O secretário de Meio Ambiente, Cláudio Everson, garante que a fiscalização visa combater eventuais infrações que causam perturbação do descanso da sociedade. “Trabalhamos para atender denúncias da população de forma efetiva e garantir a tranquilidade das pessoas. Portanto, qualquer tipo de perturbação por barulho constitui uma infração ambiental danosa e nossos fiscais estão atentos para coibir esse tipo de ocorrência”, afirmou o secretário.

Os carros apreendidos, estão no pátio de apreensão da Semma, e só poderão ser retirados pelos proprietários após apresentação de documentos que comprovem a posse do veículo e da aparelhagem de som. Além disso, os donos são multados por descumprimento a legislação e poluição sonora. A multa pela infração varia entre R$ 562 a R$ 5 mil, dependendo da reincidência e intensidade do barulho.

Limite

O limite tolerado de ruído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que não haja danos à saúde é de 60 decibéis.  Em Aparecida, o volume da aparelhagem de som não deve ultrapassar 65 decibéis durante o dia e 50 a noite. “Nosso objetivo não é apenas punir, aprender veículos e aplicar multas, mas conscientizar também sobre uma legislação municipal que proíbe a perturbação do sossego público. Nossa intenção é conscientizar também que muito barulho prejudica a saúde da população e gera prejuízos”, finalizou o secretário Cláudio Everson.

As denúncias por perturbação do sossego podem ser feitas através  do número de WhatsApp: 98459-1661 e também por meio da central de denúncia pelo telefone do plantão: 3545-6024. Fonte: Rafael Freitas

Related Articles