Política

Professor Alcides e vereadores buscam soluções para o abastecimento de água em Aparecida

A expansão das redes de água tratada e de esgotamento sanitário e a implantação do chamado “Linhão” da Saneago, adutora que vai levar água do Sistema Produtor Mauro Borges para a região Leste de Aparecida de Goiânia, foram os principais assuntos tratados pelo deputado federal Professor Alcides (PP) e 11 vereadores do município em reunião com o vice-governador Lincoln Tejota (Pros) na tarde de terça-feira, dia 30 de abril, ocorrida no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT), em Goiânia.

O encontro, organizado pelo Professor Alcides, serviu também para apresentar os vereadores ao vice-governador. “Estamos aqui para abrir as portas do governo do Estado para Aparecida”, declarou o deputado.

Todos os vereadores tiveram oportunidade de falar e expor suas preocupações e demandas. O vereador Rosildo, por exemplo, lembrou que a grande demanda hoje de Aparecida está relacionada à rede de água tratada que ainda não atende toda a população.

Já o vereador Nascimento disse que o esgotamento sanitário não chega a 35% das casas e que esse problema precisa ser resolvido logo já que estava prevista a universalização desses serviços até o final do ano de 2018. Depois a data mudou para o final de 2019, mas a universalização não vai ocorrer por causa do atraso nas obras, salientou.

Outra preocupação levantada na reunião é que muitas ruas e avenidas da cidade estão sem pavimentação asfáltica porque ainda não têm rede de água. Em muitos casos, existe a rede de água tratada que foi construída para permitir o asfaltamento do local, mas ela está seca, ou seja, sem água. Sobre essa questão, o deputado e os vereadores cobraram do governo de Goiás a imediata implantação do “Linhão” da Saneago.

Lincoln Tejota ligou para o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, buscando explicações para os problemas apresentados. Ele colocou o telefone em sistema de viva voz para que todos ouvissem a conversa. Soavinski disse que o “Linhão” está em fase de licitação e que a obra começará em breve. “O primeiro trecho já foi licitado. O segundo e terceiro trechos estão em fase de licitação. Essa obra vai resolver o problema no abastecimento de água de Aparecida”, falou.

De imediato já ficou marcada também uma reunião com Ricardo Soavinski, técnicos da Saneago, representantes da BRK Ambiental – empresa responsável pela implantação da rede de esgoto na cidade -, representantes da prefeitura, os vereadores e o deputado para tratarem desses assuntos. Essa reunião será realizada na segunda-feira, dia 13, às 16 horas, na sede da estatal.

A reforma dos ginásios do Estado e a transferência dos mesmos para o domínio da prefeitura, a troca da bitola dos canos de esgoto de 100 para 200 milímetros, além da construção de um novo Complexo Prisional em outro local, também foram assuntos debatidos no encontro.

Ao final, o vice-governador Lincoln Tejota se colocou à disposição para ajudar o município no que for preciso. “Os problemas de Aparecida são de responsabilidade minha, do Professor Alcides e de vocês vereadores. Aparecida é maior do que a gente e a única forma de resolver os problemas é com a união de todos nós”, disse ele.

“Fomos muito bem recebidos por Lincoln Tejota. Ele disse que encaminhará todas as demandas ao governador Ronaldo Caiado e que vai lutar para que sejam atendidas o mais brevemente possível”, declarou Professor Alcides. Os vereadores também deixaram o encontro satisfeitos com a receptividade e manifestação de apoio do vice-governador.

Presenças

Além do vice-governador Lincoln Tejota e do deputado federal Professor Alcides, participaram do encontro os vereadores Nascimento (DEM), Rosildo (PP), Isaac Martins (PR), Hilário Giacomet (PSB), Pastor Cláudio Nascimento (PRB), Gleison Flávio (MDB), André Fortaleza (PTRB), Ataídes Neguinho (PSDB), Fábio Ideal (PSC), William Panda (PC do B, e Edinho Carvalho (DC).

Após a reunião com a comitiva de Aparecida, Lincoln Tejota e o Professor Alcides tiveram outra reunião, desta vez com uma comitiva de Iporá, cidade no Oeste Goiano, formada por 12 dos 13 vereadores do município.

Related Articles