Aparecida de GoiâniaArtigo

Aparecida de Goiânia 97 de lutas e de vitórias

Aparecida de Goiânia vive um momento sublime e da mais pura emoção ao influxo das comemorações festivas da passagem de seu aniversário de 97 anos de fundação, mourejando sempre em meio a enorme dificuldades,  lutas acerbas, glórias mil, muitas vitórias, alguns insucessos e muitas conquistas consolidadas. Graças ao pálio generoso da Divina Misericórdia fui agraciado com a doce e sublime ventura de nascer aqui neste pedaço abençoado das terras de Anhanguera. Ao fazê-lo vim a lume despertando-me com indizível alegria para a vida física no lar humilde e aconchegante de meus generosos pais Sônia e Léo Mendanha.   Deles recebi os ensinamentos da educação que incute bons hábitos, que forja caracteres, que investe na formação de homens e mulheres de bem, que busca nas verdades de cada um a Verdade que liberta e redime e que no meu caso protagonizou o processo da minha personalidade em formação. Foram eles que me ensinaram a dar os primeiros passos pelos caminhos da vida e o fizeram com suporte nos postulados bíblicos que recomendam “ensinar a criança no caminho em que ela deve andar e ela jamais se separará dele.”  Estas e outras normas evangélicas norteadoras da conduta humana e que apontaram os rumos da trajetória que eu haveria de seguir guiaram-me pelo caminho luminoso da Verdade haurida do rico acervo dos ensinamentos cristãos da veneranda Igreja Assembleia de Deus onde eles e todos nós seus filhos sempre congregaram.

Ao fazer esta incursão que me arremete aos saudosos dias da minha infância e da minha puberdade quis trazer bem presente à memória de todos os meus ilustres leitores e de todos os meus queridos irmãos aparecidenses como foi forjada a humilde personalidade do atual prefeito de Aparecida de Goiânia.   Absolutamente consciente de que o meu dever cívico e cristão de conduzir com lhaneza, segurança, determinação, urbanidade e serena coragem os destinos político e administrativo de nossa hoje portentosa urbe, jamais poderia olvidar a amorosidade do Mestre Jesus quando sentenciou com enorme sabedoria: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por Mim.”.

Valho-me desta oportunidade sob pena de cometer irreparável injustiça deste festivo,  sublime e abençoado momento do aniversário da minha querida cidade para volver meus olhos ao passado e poder contemplar com saudosa alegria os feitos memoráveis das inúmeras lideranças que por aqui passaram urdindo o bem e semeando a paz.  Não custa divisar as figuras magistrais de todos os prefeitos que já governaram Aparecida de Goiânia e cada um deles, à sua forma e maneira, emprestou sua valiosa e indispensável contribuição para este arrojado crescimento que permitiu ao progresso chegar aqui e estabelecer morada com animus definitivo.

Além das figuras memoráveis dos pioneiros que cortando a imensidão dos campos infecundos e de outras lideranças que igualmente ajudaram a desbravar a terra para plantar aqui neste solo fértil e abençoado a semente da esperança e da paz sinto-me compelido a fazer bem presente à memória de meus queridos leitores a imagem de todos os prefeitos eleitos da nossa querida aniversariante. Estou convencido de que o meu é o indeclinável dever cívico de bem representar a vontade livre e soberana deste povo arrojado, ordeiro, pacífico, hospitaleiro e trabalhador que almeja ver pacificados seus mais legítimos anseios.   Extremamente feliz agradecido e estimulado por um enorme sentimento de profunda gratidão, ouso tributar aqui singela e merecida homenagem aos ilustres colegas prefeitos que sentaram na cadeira onde hoje tenho o privilégio de sentar, graças à força magistral do voto livre, soberano e universal do eleitorado aparecidense.

É com imenso prazer e indizível alegria que tomo a liberdade de registrar neste singelo artigo de minha humilde lavra os nomes inesquecíveis destes ilustres prefeitos e abençoados benfeitores da humanidade: Tanner de Melo, Licídio de Oliveira, Elmar Arantes Cabral, Freud  de Melo, José Fabiano da Silva, Norberto José Teixeira, Sebastião Lemes Viana, Ademir de Oliveira Menezes, José Macedo e Maguito Vilela. Em verdade não apenas os prefeitos, mais os vice-prefeitos, os vereadores os agentes políticos que ocuparam cargos e exerceram funções importantes no poder temporal, merecem os meus aplausos. E através deste artigo humilde e despretensioso ouso estender este reconhecimento e a minha gratidão às lideranças políticas, militares e religiosas, à sociedade organizada e tantos os outros segmentos que ajudaram a construir e a consolidar o progresso que permitiu a Aparecida de Goiânia dar um salto de qualidade rumo ao seu venturoso.

Autoridades representativas de outros poderes institucionalizados, além dos empresários, dos sindicados de várias categorias, dos trabalhadores, dos comerciantes, dos produtores rurais, dos empreendedores, dos profissionais liberais, dos servidores públicos e de outros segmentos da sociedade desgarrada ajudaram a alavancar o progresso de Aparecida de Goiânia.  Regozija-se nessa data o povo acolhedor, hospitaleiro, honesto e honrado que agiu como protagonista neste fantástico e arrojado processo de transmutação da desacreditada cidade dormitório para a portentosa urbe que orgulha os aparecidenses, encanta Goiás e enaltece o Brasil.

Em minhas inúmeras andanças pelos quatro cantos do município lançando e inaugurando obras, sobretudo com a implantação e execução do vitorioso e bem sucedido programa “Aparecida Em Ação,” ao abraçar o povo percebo o seu entusiasmo e a sua alegria com o os rumos da atual administração.  Vamos juntos fazer cada vez mais para consolidar as conquistas dos projetos que, apesar da escassez de recurso fomenta o desenvolvimento desta administração audaciosa, inovadora e revolucionária.

Vamos primeiro, de mãos dadas e ostentando o mesmo sentimento de fé, esperança e amor à praça pública para este momento sublime de excelente magnitude que é festejar o aniversário natalício da nossa amada Aparecida de Goiânia, cortando e saboreando o tradicional bolo de aniversário desta feita com a extensão de 97 metros.  A seguir povo e as autoridades vibrando na mesma sintonia de entusiasmo e alegria estará na praça pública sendo agraciado com um belíssimo e entusiasmado desfile cívico-militar. Através dele os aparecidenses de forma clara e transparente deverão cantar e exalçar em sua maior pureza a vida, as belezas naturais, os costumes, as tradições, a cultura, a pujança, a audácia, o arrojo e a coragem deste povo incomparavelmente cordato e hospitaleiro que aprendi a amar e a servir.

  E nessa festa de raríssimo esplendor, estudantes, professores, servidores municipais, militares, desportistas e tantos outros protagonistas de um espetáculo inusitados estarão recebendo os aplausos calorosos de uma frenética multidão ensejará à nossa graciosa e bela   aniversariante a oportunidade de entrar na passarela para desfilar e comemorar seus 97 anos de fundação. Entendo que ali naquele ambiente alegre, festivo e acolhedor em momento magistral de raríssimo esplendor possamos reflexionar para fazer justiça, sobre a excelente localização geográfica da nossa urbe incrustada nas cercanias de Goiânia.  

 Em verdade qualquer reflexão deste jaez nos arremeterá ao passado fazendo vir a lume a importância e a grandeza incomensurável do modelar e invejável  parque industrial, do comércio fluente, da economia sólida e consistente e da imponência de sua rede educacional, como mecanismo valioso utilizado na transformação da antiga cidade dormitório nesta glamorosa Cidade Universitária   Este não é o momento mais apropriado para falar da importância das incontáveis obras realizadas e de centenas de outras projetadas para os próximos meses da atual administração.

O momento agora é de festejar e de cantar a alegria desta altaneira, soberana e garbosa urbe que avança sem temor permeando entre a dualidade do trabalho e do desenvolvimento. Exuberante e garbosa Aparecida de Goiânia de mãos dadas com seu povo operoso e trabalhador, honesto e honrado hoje trafega segura e imponente pela via única da amorosidade avançando na direção do bem e em busca do progresso que haverá de conduzi-la ao porto seguro da fé, da prosperidade, da esperança e da paz.  E nesta data feliz do seu aniversário conclamo a todos os munícipes e a todas as autoridades que nos honram aqui com suas presenças a unir vibrações, sentimentos, emoções, para juntos brindarmos calorosa e efusivamente a terra da Padroeira, augurando-lhe um futuro venturoso, de muita alegria, prosperidade, amor e paz. Salve Aparecida de Goiânia, de Goiás, do Brasil, do Planeta, do Universo e de todos nós. Que Deus proteja seu abençoado propósito de servir e a sua brilhante trajetória de amor e luz.

GUSTAVO MENDANHA

Prefeito Municipal de Aparecida de Goiânia.

Related Articles