Goiânia

Ao som do hino nacional, prefeito Iris Rezende abre 19º Mutirão da Prefeitura

Ação que beneficia 37 bairros da região Oeste de Goiânia já fez mais de 900 mil atendimentos. Cerca de 120 serviços da administração municipal estão à disposição da população nesse fim de semana

Acompanhado de vereadores e secretários municipais, o prefeito Iris Rezende Machado abriu oficialmente a 19ª edição do Mutirão da Prefeitura, uma grande frente de serviços que reúne mais de 120 serviços da administração municipal e que durante todo o sábado, 27, até a manhã de domingo, 28, deve fazer mais de 50 mil atendimentos. 37 bairros da região Oeste de Goiânia serão beneficiados nesta edição do Mutirão. As tendas para atendimento à população estão instaladas na Avenida Tóquio, ao lado do Parque da Lagoa, no Parque Industrial João Braz.

Os Mutirões foram idealizados pelo próprio Iris Rezende ainda na década de 1960, quando o emedebista ocupou pela primeira vez a Prefeitura de Goiânia. Segundo Iris, essa forma de administrar busca estreitar a relação administração pública e população, proporcionando uma interação que não seria possível de outra forma. ‘No mutirão as pessoas interagem, trazem suas demandas diretamente para os secretários, para o prefeito, e aquelas que são possíveis ser atendidas o fazemos imediatamente e as demais são registradas para atendimento num segundo momento’, explica o prefeito.

No Mutirão, todas as secretarias da gestão municipal estão presentes. Saúde, educação, direitos humanos, finanças, infraestrutura, trânsito, limpeza urbana, entre outros serviços, são colocados à disposição. É uma oportunidade, segundo o prefeito, de proporcionar uma oportundiade para que aquele cidadão ou cidadã que não pode se deslocar até o Paço, por exemplo, tenha atendida a sua demanda. ‘Muitas vezes a pessoa não pode ir a uma secretaria que tá lá no Paço, então, aqui no Mutirão, ela pode resolver essa questão junto à prefeitura, porque toda a prefeitura está aqui’, explica.

Durante a semana que antecedeu os atendimentos à população, por ocasião do Mutirão, uma série de serviços de infraestrutura, como tapa-buracos, limpeza de boca-de-lobos e reforma de prédios públicos, além de serviços de limpeza e revitalização da sinalização de trânsito, foram realizadas na região do evento, contemplando os 37 bairros que integram essa edição do Mutirão.

Ao todo, somadas as ações realizadas pelas frentes de serviços, que são uma versão menor do Mutirão, cerca de 900 mil atendimetnos já foram realizados em todas as edições dessa modalidade de prestação de serviços. O Mutirão do Parque Industrial João Braz é o primeiro de 2019. A intenção da administração municipal é realizar uma grande frente de serviços a cada 15 dias até o fim do ano.  Fonte:Cloves Reges Maia, da Diretoria de Jornalismo

Related Articles